Comércio em Geral

O segredo para conseguir mais clientes que voltam sempre à sua loja.

O objetivo deveria ser conseguir mais clientes, mas que voltem a comprar.

Só que isso nem sempre é verdade.

A pressão para se conseguir vendas a todo o custo pode estar a prejudicar a sua loja. E de forma irremediável.

Se você, ou os seus vendedores, tiverem uma atitude de tentar a todo o custo conseguir uma venda dos clientes, pode, por vezes, fazer com que os clientes comprem e depois ao chegar a casa se apercebam que gastaram dinheiro e compraram coisas que não precisavam.

A isto chama-se o remorso do comprador. As pessoas ficam com remorsos de ter gastado mais dinheiro do que deveriam ter gastado.

No lado oposto, se você nunca tentar vender aos clientes e deixar os clientes sem acompanhamento, o que vai acontecer é que muitos clientes que até poderiam comprar e ficar satisfeitos, não irão comprar.

Mas claro que deve existir um meio termo, onde os clientes tenham alguma pressão por parte dos vendedores, para comprar, mas que não faça que eles nunca mais voltem à loja.

A Solução para conseguir mais clientes, de forma sustentável.

Um aumento de clientes que seja sustentável, é um aumento que faça com que os cliente comprem mais que uma vez, ou seja, que voltem à loja para comprar.

E este é a base do segredo para conseguir mais clientes que voltem à loja:

Os seus vendedores devem ter sempre como objetivo fazer a próxima venda.

A próxima venda, com aquele cliente, deve estar sempre nas prioridades dos vendedores e da loja.

Ele tem que pensar que tem que fazer tudo para o cliente voltar novamente à loja e comprar.

O foco deve estar na próxima venda, e não na atual. Mas como já disse, isso não significa que não se devam preocupar com a venda atual.

Vamos ver alguns exemplos.

Exemplo 1

Um vendedor está a atender um cliente, e esse cliente está indeciso entre dois produtos. O seu vendedor deve pensar: qual o melhor produto que o cliente deve comprar, de forma a que ele tenha vontade de voltar novamente.

Provavelmente será o produto que melhor satisfaça as necessidades do cliente. E por vezes, não é aquele produto que mais interessa vender à empresa. Mas isso não interessa, porque você vai recuperar com as vendas posteriores.

Exemplo 2

Um cliente acabou de comprar. O que é que você ou os seus empregados podem fazer para preparar o cliente para a próxima venda?

Dizer, “Obrigado, e até à próxima” já é um bom começo, mas você pode fazer mais.

Pense em maneiras de fazer o cliente ficar com vontade de voltar.

Exemplo 3

Uma pessoa entrou na loja. Ela está a dar uma vista de olhos na loja, e o vendedor apercebe-se, depois de ter cumprimentado a cliente, que ela só está na loja para passar o tempo.

O vendedor pode ter a atitude de esquecer a cliente e não fazer nada.

Pelo contrário, pode tentar forçar a venda. Mas se a cliente não estiver interessada, ela vai “fugir” da loja o mais depressa possível.

Ou você pode, e esta é a melhor solução, educar a cliente para uma próxima venda.

Talvez explicando a loja e o que vende, mas sem pressionar a venda.

Uma das hipóteses, que é muito eficaz, é dar um cartão ou um folheto à cliente, quando ela sair da loja, de forma a levar algo que a faça lembrar, mais tarde, da sua loja.

 

Receba GRÁTIS todos os novos posts, no seu email, e ainda o Livro "Os Grandes Segredos das Lojas de Sucesso".