Como saber que tem uma loja em dificuldades?
Em primeiro lugar temos de saber se as dificuldades são conjunturais (passageiras), ou se são estruturais (definitivas).
A regra é simples, se a sua loja está a diminuir as vendas há mais de 3 meses seguidos, então muito provavelmente não é uma situação temporária, e por isso você tem que fazer alguma coisa para que a loja deixe de estar em dificuldades.
Mas mesmo que as vendas estejam a aumentar, a loja pode estar em dificuldades, porque as vendas não chegam para pagar os custos da empresa. E isso acontece quando abrimos uma loja.
Neste caso o que precisa de saber é se algum dia as vendas vão ser superiores aos custos, e quanto tempo é que isso vai demorar.
Veja qual foi o aumento médio (em percentagem) das vendas nos últimos meses. Agora vamos imaginar que você consegue manter esse crescimento nos próximos meses. Quantos meses é que precisa para atingir o equilíbrio económico (vendas=custos)? Se precisar de menos de 12 meses para atingir o equilíbrio, então está tudo bem. Basta você manter tudo como está e aguentar mais 12 meses. Se precisar de mais de 12 meses, então precisa de fazer alguma coisa.
Conselho: peça ao seu contabilista para lhe fazer estas contas.
Estes são os passos, para não ter uma loja em dificuldades.
1 – Determinar se o negócio é viável.
Nem sempre é possível recuperar um negócio. Se o negócio não for viável, ou você muda de negócio, ou fecha a empresa.
2 – Cortar em todas as despesas não essenciais.
A empresa deve entrar em modo de sobrevivência.
Uma loja em dificuldades não pode ter nenhuma despesa que não seja essencial para o funcionamento do dia a dia. Veja todas as despesas e pense nas que pode cortar de modo a que a empresa continue a funcionar, mesmo que um pouco pior.
3 – Descobrir porque não há vendas suficientes.
E só há três razões possíveis:
- passam poucos clientes junto à loja;
- passam clientes junto à loja, mas não entram;
- há clientes a passar junto à loja, eles entram, mas não compram (ou compram pouco).
4 – Descobrir como resolver o problema.
Descobrir como resolver o problema que você encontrou no ponto anterior.
A melhor maneira é encontrar alguém que já tenha resolvido esse problema, em condições muito semelhantes à sua.
Por isso, tente descobrir alguma loja perto de si, que tenha conseguido resolver esse problema. Não precisa de ser uma loja do mesmo ramo que o seu. Aliás nem deve ser uma loja igual à sua.
Por exemplo, se você tem um restaurante italiano, procure outros tipos de restaurantes, ou confeitarias, ou bares que tenham resolvido o problema.
Podem ter feito publicidade, podem ter mudado a decoração, podem ter mudado os preços, ou feito outra coisa qualquer.
Da mesma maneira, se a sua loja for uma loja de roupa infantil, procure lojas de roupa feminina, ou masculina, ou até uma loja de bijuterias, que tenha resolvido o problema.
Há sempre alguém que já conseguiu resolver o problema em condições semelhantes. E se ainda ninguém conseguiu resolver, então talvez o problema não tenha solução, e não seja possível rentabilizar a loja. Mas estes casos são raros.
5 . Implementar as medidas.
Depois de descobrir quem o tenha feito, então tente adaptar essas medidas ao seu caso.
Um último conselho
Quase sempre a solução está lá fora. Não tente encontrar a solução dentro de casa.
Os seus empregados são essenciais para ajudar a recuperar uma empresa, mas não vão ser eles a dar a solução.
E também não adianta muito perguntar aos seus clientes porque é que eles não compram, ou porque é que compram. Muitas vezes nem eles sabem porque o fazem, e por isso dão respostas erradas.
E se o seu problema é falta de clientes a entrar na loja, então você deve é tentar perceber os não-clientes (aqueles que não compram na sua loja).