Lojas de Roupa

Quais as melhores cores para decorar uma loja de roupa.

O que não fazer

Quando entramos em algumas lojas de roupa é muito frequente sentirmos que estamos no ambiente errado, algo se passa que nos faz sentir um certo desconforto.

Todo o ambiente de uma loja deve servir para pôr o cliente com um sentimento de bem estar.

Apesar de as cores dessas lojas não serem o único fator que contribui para uma ambiente desagradável, a verdade é que influencia muito o ambiente geral.

Não é só a decoração que tem que ter cores equilibradas

O problema com as cores tem a ver com uma escolha errada das cores para a totalidade da imagem da loja.

  • Não é só a decoração da loja que tem que ter um conjunto de cores que seja adequado ao cliente, e que faça com que o cliente valorize a roupa que a loja vende.
  • Tudo tem que ter um conjunto de cores bem coordenadas, desde o logótipo, passando pela fachada ou pelos objetos de decoração.

Pelo que me apercebo, das conversas com lojistas que erraram na escolha das cores, o problema é que eles selecionaram as cores das paredes, tetos e chão sem pensar que a loja iria depois levar os móveis e a roupa.

Mesmo que você escolha móveis com cores sóbrias, a roupa tem cores muito distintas e algumas cores de roupas são muito fortes.

Se você combinar uma decoração com cores fortes, e roupa com cores fortes, o resultado é um desastre completo.

 

Mau exemplo da escolha de cor para decorar uma loja de roupa. Demasiadas cores.

Mas existe ainda um outro problema, e que é a intensidade da claridade da loja.

É muito fácil encontrarmos lojas, ou demasiado escuras, ou demasiado claras.

Uma má escolha das cores do chão, paredes e teto podem criar uma loja demasiado escura. Só alguns tipos de clientes e produtos é que são adequados para lojas escuras

O que fazer

Em primeiro lugar, é preciso escolher qual o estilo de imagem que pretendemos. Dependendo do tipo de cliente e de produtos que você vende, existirá um de quatro estilos de imagem mais adequado.

Em segundo lugar, temos que definir muito bem quais as cores da imagem da loja, e não só da decoração. E isso tem que ser feito logo no início, antes de pensar em decorar alguma coisa. É isso que os lojistas que utilizam o Kit de Imagem de loja de roupa fazem.

Se você quer ter uma loja em que os clientes sintam um grande impulso para entrar e um grande impulso para pegar na roupa e comprar, tudo tem que funcionar em conjunto.

Cada elemento da imagem da loja tem uma função a desempenhar na venda dos produtos. Por isso é que há lojas que apesar de terem boas roupas com bons preços, não conseguem ter vendas. E há outras lojas que têm roupas iguais ou parecidas e que têm muito mais vendas.

Você entra nestas lojas, observa os clientes, e eles estão satisfeitos, olham para a roupa com interesse, pegam na roupa com vontade de comprar, fazem comentários positivos, e até chegam a tirar fotos para partilhar como os amigos.

Esse é o poder de uma imagem forte.

Os clientes estão muito mais exigentes e já não se contentam em encontrar boa peças de roupa a bons preços. Eles também querem ambientes que os faça sentir bem.

Se você não criar uma imagem apelativa, então não conseguirá concorrer com as lojas virtuais. Porque as lojas virtuais têm melhores preços e mais variedade de escolha.