Já alguma vez comprou um produto, e depois chegou à conclusão que não precisava dele?
Ou comprou um produto muito mais caro que outro, e que era muito semelhante?
Isso provavelmente aconteceu porque a loja usou a emoção para o convencer a comprar. E você também pode utilizar a emoção para vender na sua loja.
Quando os clientes estão a decidir comprar, eles analisam os produtos ou serviços. E para tomar a decisão, utilizam a lógica e a emoção.
Mas diversos estudos têm provado que o fator que mais influencia a compra é a emoção e não a lógica. Segundo esses estudos, as pessoas decidem usando a emoção, e depois arranjam argumentos lógicos para justificar a compra.
Um exemplo
Por que é que muitas pessoas compram Mercedes e BMW’s e não outras marcas?
A justificação que eles dão, se você perguntar, é que são carros mais fiáveis, têm melhor qualidade, e são mais seguros (motivos lógicos). Mas a realidade é que a maioria das pessoas compram esses carros pelo estatuto, para se sentirem com mais sucesso, e para serem a inveja dos vizinhos (motivos emocionais).
Na sua loja, você também pode utilizar as 6 emoções mais poderosas. Elas são:
- Avareza
- Medo
- Altruísmo
- Inveja
- Orgulho
- Vergonha
E como fazê-lo?
Incluindo nas suas mensagens:
- no site
- em posts de redes sociais
- em cartazes
- nas conversas entre os seus vendedores e os clientes
- em publicidade.
Exemplo de uma loja de roupa
“Este é um casaco que só está acessível a algumas pessoas” (emoção inveja)
Exemplo de uma loja de óculos
“Por cada par de óculos que comprar, nós oferecemos um par de óculos a crianças desfavorecidas” (emoção altruísmo)
Exemplo de uma padaria
“Muitas padarias utilizam farinhas produzidas com ajuda de pesticidas artificiais. As nossas farinhas são todas de agricultura biológica” (emoção medo)
A faísca da compra
Tente sempre pôr um pouco de emoção nas suas mensagens, e nas suas fotos. Lembre-se que a emoção é a faísca que vai fazer o seu cliente decidir comprar.
E não pense que a emoção não pode ser utilizada em todos os casos. Mesmo nos casos em que o preço é o seu argumento maior, você pode juntar um pouco de emoção.
Vamos supor que você diminuiu o preço de um produto ou serviço, e está a fazer uma promoção. Você pode simplesmente dizer que o preço baixou para X euros.
Mas pode acrescentar um pouco de emoção (neste caso avareza), acrescentando: “você vai poupar X euros”. Ou ainda melhor: “Você vai poupar X euros, e utilizar esse dinheiro para fazer aquela viagem que sempre sonhou”.
Comece a aplicar a emoção nas suas mensagens, e nos seus contactos com os clientes. A mudança é enorme. E como a maioria dos seus concorrentes não sabe utilizar a emoção para vender, você vai ter uma enorme vantagem.
Quer aprender mais sobre este tema?
Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.
Gostou deste artigo?
Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.
E ainda recebe um livro grátis.