Comércio Online

Conselhos para quem vai abrir uma loja virtual

Conselhos para quem vai abrir uma loja virtual

Recebo muitos emails, de pessoas que estão a pensar abrir uma loja virtual (online), a pedir alguns conselhos. Depois de já ter ajudado a abrir dezenas de lojas de sucesso, aqui ficam os meus conselhos:

  1. Não veja a loja virtual como o projeto final, acabado e perfeito. Abrir uma loja virtual é um teste. Ninguém consegue prever o que vai acontecer. Todas as lojas de sucesso que eu conheci não nasceram perfeitas, mas foram evoluindo até atingirem um nível ótimo. Algumas acabaram a vender produtos completamente diferentes, porque os clientes assim o quiseram.
  2. Não espere por ter todas as condições ideais para abrir uma loja virtual. Tal como eu disse antes, a abertura de uma loja é um teste. Logo que tenha uma loja minimamente funcional, abra a loja. Depois vai melhorando.
  3. Abrir uma loja online não é como abrir uma loja de rua. Numa loja de rua, você vai ter acesso imediato aos clientes que passam na rua. Numa loja online você vai ter que procurar os clientes. Por isso crie as condições financeiras para aguentar uns meses sem ter receitas. E não desista só porque no primeiro mês não vendeu nada.
  4. Não tente inventar a roda no que diz respeito ao que o site deve incluir e ao que escrever no site. Já houve muitas pessoas antes de si que conseguiram otimizar uma loja virtual. Porquê perder tempo com o que já está a funcionar.
  5. Analise muito bem como é que pensa conseguir fazer os clientes visitar o seu site. Tal como eu explico neste artigo: só existem três estratégias para conseguir mais clientes para uma loja online.
  6. Pensar que os nossos produtos ou a nossa loja vão-se tornar virais e todas as pessoas vão querer falar deles, não deve ser a nossa única estratégia. Raramente isso acontece.
  7. Tenha em conta os custos de transporte (fretes). Estes podem ser algo elevados.
  8. A apresentação dos produtos quando o cliente recebe é muito importante, e pode ser a diferença entre um cliente voltar a comprar e falar do produto aos amigos, ou nunca mais comprar. Não pense que a apresentação do produto será a mesma depois de andar de mão em mão, durante o transporte. Faça uma experiência e envie um produto para um amigo do outro lado do país. Provavelmente terá que melhorar a embalagem.
  9. O design do site é muito importante, mas o mais provável é que o design tenha que ser alterado. Por isso, mais vale começar com um design mais simples e só depois, quando tiver a certeza do que quer, mandar criar um bom design. Se você vai contratar um web-designer, acorde com essa pessoa que o projeto vai ter duas fases.
  10. Uma loja online dá muito trabalho na fase inicial. Exige muito trabalho para fazer textos e criar imagens, exige muito trabalho a tentar que outros sites falem da loja, ou a fazer publicidade, e exige muito trabalho a fazer análises no Google Analytics sobre o que é que os visitantes estão a fazer. Depois das coisas estarem a funcionar bem, uma loja virtual dá menos trabalho que uma loja de rua, mas no início não.

 

Produto recomendado:

Receba GRÁTIS todos os novos posts, no seu email, e ainda o Livro "Os Grandes Segredos das Lojas de Sucesso".