Lojas de Roupa

10 Ideias para aumentar as vendas de uma loja de roupa

Aumentar as vendas de uma loja de roupa, não é muito complicado, desde que siga algumas regras.

Aqui ficam 10 ideias.

10 ideias para aumentar as vendas de uma loja de roupa

#1 — Mudar os produtos expostos nas montras e vitrines 

A montra de uma loja de roupa é fundamental para aumentar as vendas de uma loja de roupa.

Se as vendas da sua loja não são aquelas que espera, mude os produtos que estão em exposição na montra.

Há muitos lojistas que acham que não se devem expor todos os melhores produtos na montra, porque depois os clientes já não têm outros bons produtos dentro da loja.

Só que isso está errado.

Os produtos expostos na montra devem ser os melhores que a loja tem. Devem ser aqueles que faz os clientes entrar. Se os produtos expostos na montra não representarem pelo menos 15% da quantidade de produtos vendidos, isso significa que devem ser mudados.

O que fazer: veja hoje mesmo qual a quantidade de produtos que vendeu ao fim do dia, dos que estavam na montra. Se esse valor for inferior a 15% do total vendido, mude a montra.

Se não sabe quais os produtos a colocar na montra, ponha pelo menos os 3 a 6 produtos dos que mais se vendem. É tão simples quanto isso.

#2 — Aumentar os preços

Todos os lojistas têm medo de aumentar os preços dos produtos, porque acham que vão perder os clientes.

Só que isso nem sempre é verdade.

Experimente aumentar o preço do produto que mais vende.

Depois veja o que acontece.

Se as vendas desse produto tiverem baixado, volte ao preço anterior. Se as vendas aumentarem, esse é o caminho a seguir (e surpreendentemente é quase sempre este caminho).

#3 — Distribuir vales de compras

Distribuir vales de compras no final da venda, faz com que esse cliente volte novamente.

E se distribuir vales a pessoas que ainda não são clientes, vai conseguir novos clientes e assim aumentar as vendas.

Mas existem algumas regras para fazer com que a distribuição de vales funcione.

Num artigo que eu escrevi há algum tempo, eu explico uma das possíveis campanhas de vales, com todos os pormenores. Leia esse artigo aqui.

#4 — Criar um ponto de interesse na montra

Se as pessoas nem sequer olham para a montra (vitrine) da sua loja, isso significa que ela precisa de um ponto de interesse, alguma coisa que faça qualquer pessoa olhar.

Ponha-se no exterior da loja, e observe qual a percentagem de clientes que olha para a montra. Se forem poucos, isso significa que a sua montra precisa de um ponto de interesse.

Qual o ponto de interesse?

Pode ser um produto, mas normalmente o que funciona melhor é um objeto decorativo ou um cartaz. Leia também o ponto seguinte.

#5 — Ter música ambiente

A música ambiente faz com que os clientes que estão dentro da loja comprem mais, mas também faz com que os clientes que estão fora da loja reparem na loja, ao ouvir a música fora da loja (ponto de interesse).

Mas atenção, a escolha da música deve ser acertada.

Você vai ter que testar, e não pode ser poluição sonora.

#6 — Fazer packs de produtos

Junte produtos que sejam complementares e faça um preço especial. Por exemplo: “compre uma camisa e uma gravata por ….”.

Ou então faça descontos de quantidade, por exemplo: “uma blusa 25€, duas 40€”.

Fazer promoções que funcionam é uma arte e uma ciência que podem ser aprendidas.

É isso que nós ensinamos no nosso curso Fórmula da Loja de Sucesso.

#7 — Promover outros produtos junto à caixa

Não há cliente mais fácil de convencer a comprar alguma coisa, do que aquele que já decidiu comprar. Se você propuser algum produto a um cliente que já decidiu comprar, a probabilidade de ele comprar é 3 vezes superior ao de um outro cliente que ainda não decidiu comprar.

Quando o cliente vai para o balcão para pagar, é porque já decidiu comprar.

Ponha produtos interessantes junto à caixa, e ponha o seu empregado que está na caixa a vender mais produtos.

#8 — Simular vendas

Esta pode parecer uma ideia sem sentido.

Mas a verdade é que resulta e muito.

Os clientes gostam de entrar em lojas onde já estejam clientes, e são influenciados pelo comportamento dos outros clientes. É o chamado “comportamento de manada”.

Se a loja tem clientes lá dentro, as pessoas que estão lá fora vão querer entrar. Se há clientes na caixa a pagar, ou com sacos de compras, os outros clientes também vão querer comprar.

Ponha um vendedor a fazer de cliente. Mas tem que parecer um cliente. Se você soubesse o que as grandes cadeias fazem com as simulações de vendas, você ficava admirado.

#9 — Mudar a decoração da loja.

A decoração da loja é tão importante (às vezes mais) do que os produtos, os preços ou o atendimento, para fazer aumentar as vendas de uma loja de roupa.

Se você já fez de tudo, e nada parece resultar apesar das pessoas gostarem dos seus produtos, então o problema está muito provavelmente na decoração da loja.

#10 — Mudar a fachada da loja

A fachada é o que faz os cliente olhar para a loja. É tão importante como a montra, ou como os produtos que você expõe na vitrine para aumentar as vendas de uma loja de roupa.

A maioria dos lojistas insiste em só olhar para o interior da loja. Mas é no exterior que começa o contacto dos clientes com a sua loja.

A importância da imagem nas vendas de uma loja.

Num negócio como o da roupa, a imagem da loja e não só do produto, tem muita importância na maneira como os clientes percebem os produtos vendidos.

Se os clientes virem uma imagem original e apelativa, vão achar os produtos mais originais e apelativos.

Infelizmente, o contrário também é verdade. Uma loja que tenha uma má imagem, será penalizada, mesmo que tenha bons produtos.

Veja como criar uma loja com uma imagem extraordinária:

Imagem de loja de Roupa