Comércio Online

As três estratégias para conseguir mais clientes para uma loja online

Como conseguir mais clientes para uma loja virtual

Mais clientes com apenas três estratégias

Existem muitas táticas e técnicas para conseguir mais clientes para uma loja online, mas todas elas cabem num destes três grupos, a que eu gosto de chamar “os três mosqueteiros das lojas online”:

  1. SEO
  2. Viralidade
  3. Publicidade

1 – SEO

SEO é a sigla do inglês Search Engine Optimization. Em português diz-se Otimização para Motores de Busca. Mas vamos usar a sigla inglesa, que é mais conhecida.

Com o SEO, o que se pretende é conseguir fazer com que o nosso site fique nos primeiros lugares dos motores de busca (Google, Yahoo, Bing, etc).

O seu objetivo é que quando alguém fizer uma pesquisa de um produto que a sua loja vende, nos primeiros lugares da pesquisa apareça sua loja. Assim vai conseguir mais clientes.

Como conseguir estar nos primeiros lugares?

Ninguém sabe qual o verdadeira critério que a Google usa para escolher quais os sites que aparecem em primeiro lugar quando alguém faz uma pesquisa. Este é um segredo tão bem guardado como a fórmula da Coca-Cola. É por isso que ajuda você utilizar um programa utilitário que ajude a otimizar o site.

Se o seu site está numa plataforma WordPress, você pode utilizar o Yoast SEO, que é gratuito e é muito útil. Se o seu orçamento o permitir, você pode contratar um profissional especialista em SEO.

Para dominar as técnicas de SEO, você tem que ser como Aramis. Tem que ser idealista, dominar a linguagem e a comunicação. Isto exige muitas horas de trabalho a escrever. O Google só pode avaliar se uma página, ou um produto da sua loja é importante para uma pesquisa, se o que lá estiver escrito for relevante.

Mas atenção, tal como o poeta Aramis, você não pode exagerar na quantidade de palavras. Se o Google se aperceber que você está a tentar enganá-lo, então o seu site vai desaparecer dos resultados das buscas.

Um pequeno segredo

Muitas pessoas pensam que a única maneira de estar nos primeiros lugares dos motores de busca (e conseguir mais clientes) é criando um site que seja otimizado para motores de busca. Mas na realidade isso nem sempre é preciso. Quando você faz uma busca de um produto, não aparecem só lojas. Também aparecem redes sociais e outros sites que não são lojas.

E a sorte é que são bastantes. Por exemplo, quando você pesquisa no Google: “camisa às riscas azuis”, para além de aparecem camisas que são vendidas em lojas, também aparecem muitos resultados de redes sociais (principalmente Pinterest e Google+) e sites de anúncios grátis.

Se você tiver os seus produtos em páginas dessas redes sociais, ou mesmo em sites de anuncios grátis, eles poderão aparecer nos primeiros lugares dos motores de busca.

Experimente pesquisar no Google um produto que você vende. Veja quais os resultados que aparecem. Se a sua loja não aparece nos primeiros lugares, experimente criar uma página no Google+ e no Pinterest focando esse produto. Passados uns dias experimente fazer nova pesquisa. Em muitos dos casos, aparecem as páginas do Google+ e do Pinterest nos primeiros lugares.

 

 

2 – Viralidade

Você está sempre a ouvir falar de vídeos (normalmente de gatos) que se tornaram virais.

Ora um produto também se pode tornar viral.

Um produto viral, é aquele produto que todas as pessoas querem indicar ao amigos e conhecidos. Ter um produto que se tornou viral é o sonho de qualquer dono de loja virtual, mas a realidade é que isso é muito difícil de acontecer. Conseguir mais clientes usando a estratégia da viralidade exige muito trabalho e alguma sorte.

Muita gente vai querer partilhar a imagem de uma gatinho amoroso, , mas partilhar um produto… Qual o motivo para alguém querer partilhar um produto com os amigos?

Não existem muitos, mas alguns poderão ser:

  • um produto que as pessoas têm a certeza que vai ajudar os amigos
  • um produto novo, completamente diferente dos outros
  • um produto com um design atraente
  • um produto com um gatinho ao lado

Não estou a brincar (completamente) com esta última sugestão. No que toca à viralidade, você tem que ser como o mosqueteiro Porthos, impulsivo. Tem que ter ideias arrojadas, atrevidas e imaginativas.

Um pequeno segredo

Às vezes é difícil conseguir tornar um produto viral, porque as pessoas não querem ser vistas como vendedores de uma marca. Pense no seu caso, quantas vezes é que você já sugeriu alguns produtos de outras lojas aos seus amigos, nas redes sociais? Poucas vezes. Você não quer parecer um vendedor dessas marcas.

Mas se você criar uma história à volta de um produto, e se essa história for interessante, então haverá pessoas que a quererão partilhar. E você acabará por beneficiar dessa partilha.

E se a história for muito boa, até jornais, revistas, ou bloggers, irão querer partilhar essa história.

Vamos supor que você vende malas. Se você publicar um post no Facebook a falar dessa mala, como se fosse publicidade, é pouco provável que alguém a queira partilhar.

Mas imagine que a sua mala é feita por um artesão octogenário, que já trabalha a fazer malas há 60 anos, e que produz apenas 10 malas por mês. Ora aqui está uma história interessante. Se em vez de você fazer um post sobre a mala, fizer um post sobre o artesão, será muito mais fácil que alguém queira partilhar a história.

 

3 – Publicidade

A última estratégia que você tem, para conseguir mais clientes para a sua loja online, é a publicidade.

Continua a ser uma estratégia muito importante. O problema é que exige dinheiro. Mas se for bem feita, a publicidade é rentável.

A publicidade tem mudado muito ao longo dos últimos tempos, e a internet fez acelerar essa mudança. As pessoas estão a ficar fartas de publicidade. Todos nós fomos adquirindo a capacidade de ignorar a publicidade. Aparece-nos uma janela com publicidade na internet, e a primeira coisa que fazemos é procurar onde devemos clicar para fechar a publicidade, nem sequer reparamos na marca que fez aquela publicidade.

Ao ver isto, alguns publicitários decidiram criar anúncios que nos obrigam a ver esses anúncios sem podermos apagá-los. O resultado deveria ser mais pessoas a comprar os produtos desses anúncios, só que aconteceu o oposto. Muitas pessoas instalam adblockers (bloqueadores de publicidade), e as outras pessoas ficam a detestar as marcas que criam esses anúncio irritantes.

Se você quer fazer boa publicidade (receita superior ao custo), você tem que ser como Athos, o nosso último mosqueteiro. Em vez de ser agressivo, você vai ter que ser calmo, ter paciência. Em vez de conseguir o cliente diretamente com um anúncio, vai ter que utilizar duas ou mais etapas.

Não tente vender diretamente o produto no primeiro anúncio. Seja paciente, e assim vai conseguir mais clientes para a sua loja online.

Receba GRÁTIS todos os novos posts, no seu email, e o Livro "Como criar uma loja virtual de roupa"