Comércio Online, Lojas de Roupa

Tecnicas para tirar fotos de roupa

Para tirar fotos de roupa precisamos de expor a roupa. Como sabe, existem três formas de expor roupa,

Caso não saiba quais são as 3 formas de expor roupa, leia primeiro este artigo:

Conselhos para tirar fotos de roupa

A primeira coisa a fazer é escolher a melhor maneira, ou maneiras, de expor: manequins ou bustos; manequins humanos; roupa não vestida.

E isso, depende de onde vai colocar as fotos de roupa, e dos meios que tenha.

Vamos então ver a parte técnica de tirar fotos de roupa.

Se você contratar um fotógrafo profissional, ou mesmo amador, não terá que se preocupar com estes aspetos.
Mas se for você a tirar as fotos de roupa, então, aqui ficam algumas técnicas que ajudam.

Se você vai tirar fotos dentro de um edifício, e com pouca entrada de luz, vai precisar de um flash. E os flashs que vêm incorporados com as máquinas (ou smartphones) não são os mais adequados, porque criam muitas sombras e contrastes. Ou seja, vão aparecer zonas em que a roupa tem mais luz, e outras que tem menos luz. E também vão aparecer zonas com sombras. E isso torna a roupa pouco apelativa.

Duas soluções

Para resolver o problema, existem duas soluções. A primeira é utilizar um software de edição de imagem (como o photoshop) e corrigir estes problemas.

A segunda, é comprar iluminação artificial de interior e talvez uma tenda de luz de fotografia.
Existem equipamentos destes a bom preço. É uma boa opção para quem quer fazer um pequeno investimento.

A Solução mais económica

Mas a solução mais económica e mais simples para quem não tem nenhuns conhecimentos e quer começar já hoje, é tirar as fotos de roupa no exterior, utilizando a luz natural do sol.
Conseguem-se boas fotos, sem ter que alterar aqueles parâmetros complicados das máquinas. Basta utilizar o modo automático.

Os melhores dias para tirar fotos de roupa, manequins ou modelos fotográficos é quando o céu esta encoberto por uma fina camada de nuvens que deixa passar muita luz.
A outra hipótese é tirar as fotosde roupa  ao meio dia, quando o sol está no cimo, mas colocar a roupa, ou manequins à sombra de um telheiro, de forma a que a luz não incida diretamente.

Caso prático para tirar fotos de roupa

Há cerca de três anos atrás, eu tive uma loja no Etsy.

Para quem conhece o Etsy, o mais difícil é fazer com que os clientes cliquem nas fotos do nosso produto, quando fazem uma pesquisa.

Aliás este não é um problema apenas do Etsy, mas também do Ebay, Mercado Livre, e outras plataformas de venda online.

O cliente faz uma pesquisa, por exemplo “anchor t-shirt”, e aparecem-lhes centenas ou milhares de produtos. O nosso objetivo é fazer com que o utilizador clique na nossa foto.

Eu fiz vários testes, utilizando fotos de uma t-shirt não vestida (foto tirada no chão), mas ninguém clicava na foto.

Por isso, decidi experimentar com uma foto com roupa vestida num modelo fotográfico.

Só que eu não conhecia ninguém que fosse modelo fotográfico, e não queria perder muito tempo e dinheiro a contratar uma modelo e um fotógrafo.

Afinal de contas, esta minha loja no Etsy, não tinha como objetivo continuar a vender por muito tempo, mas sim testar ideias para o meu livro “Como criar um negócio da moda a partir de casa”. E a ideia era não gastar muito dinheiro, e utilizar soluções simples, que qualquer pessoa que comprasse o livro pudesse utilizar.

Então lembrei-me de pedir à minha filha para que ela servisse de modelo.

Não foi muito fácil convencê-la. porque ela nunca teve o sonho de ser modelo e não queria que aparecesse em fotos. Então eu disse que a cara dela não iria aparecer na foto,

Peguei numa máquina fotográfica simples, daquelas compactas que são bem baratas, e tirei a foto no jardim, mas debaixo do telheiro da garagem, para que não aparecessem sombras.

O resultado foi esta foto que está em baixo.

A técnica para tirar fotos de roupa
Não é preciso grandes conhecimentos técnicos para tirar fotos de roupa que façam os clientes comprar

E o melhor de tudo, foi que finalmente as vendas desta t-shirt (que até à data nunca tinha tido vendas), começou a receber pedidos de forma consistente.

Não é preciso ter grandes conhecimentos técnicos, modelos profissionais, ou equipamento profissional, para conseguir fotos com qualidade suficiente para que os clientes reparem na nossa foto, cliquem nela, e comprem o produto.