Lojas de Roupa

Como promover a sua loja de roupa através das relações públicas

Publicidade vs Relações Públicas

Publicidade é quando nós dizemos bem da nossa marca. Relações públicas é quando os outros dizem bem da nossa marca. E é por isso que as relações públicas podem ter muito mais impacto que a publicidade. As pessoas acreditam mais quando são os outros a dizer bem da nossa marca, do que quando somos nós.
Existem duas importantes campanhas de relações públicas que uma marca pode fazer. A primeira é aparecer em artigos e reportagens de jornais, revistas ou blogues. A segunda é pôr pessoas a usar a nossa roupa.

Reportagens em revistas, jornais e blogues

Para aparecer em artigos e reportagens, temos que preparar uma notícia e algumas imagens. Não pense que serão os repórteres, jornalistas ou bloggers a fazer a reportagem. Eles estão à espera que o trabalho esteja todo feito. Ou seja, teremos que criar um texto como se fôssemos jornalistas. Por isso não exagere a dizer bem da marca. Diga-o como se estivesse na pele de um jornalista. Crie vários textos, pois cada revista ou blogue tem um estilo diferente.
Depois de termos os textos e as imagens, enviamos um email para as revistas ou blogues, e dizemos que estamos a lançar uma marca nova, e ficaríamos muito agradecidos se pudessem publicar esse artigo. As revistas recebem centenas de pedidos destes por mês, por isso não esteja à espera de conseguir que todas os artigos sejam publicados, mas com sorte, alguns serão publicados, e não custará dinheiro nenhum.

É provável que alguns bloggers lhe peçam para enviar roupa para poderem analisar e fazer uma melhor reportagem. Se forem blogues com muitos leitores vale a pena enviar roupa.

“Embaixadores” da marca

A outra campanha de relações públicas que podemos fazer é pôr pessoas a vestir a roupa da nossa loja. Esta é uma campanha muito poderosa desde que seja feita com as pessoas certas.
Não tente, logo de início, chegar a pessoas famosas no país, tal como atores e atrizes, ou apresentadores de televisão. O mais provável é que já tenham marcas a vesti-los. E mesmo que não tenham, vão exigir bastante em troca.

Por isso deve tentar chegar a artistas menos famosos, mas que tenham a ver com o seu público alvo, ou seja pessoas que apareçam em locais que os seus clientes alvo estejam atentos. Podem ser artistas, mas também desportistas. Se essas pessoas usarem roupa que tenha o seu logótipo à vista, melhor. Se o logótipo não estiver à vista, continua a ser bom, pois se alguém gostar daquela roupa, vai perguntar a essa pessoa famosa qual a marca da roupa.

Esta é uma campanha que exige muito tempo, mas vale a pena.
Uma variante deste tipo de campanha, é pôr pessoas a utilizar as nossas roupas, mesmo que não sejam famosas, mas que sejam líderes de grupo. Ou seja, pessoas que as outras pessoas vejam como um modelo a seguir, e gostem de imitá-las, usando as mesmas marcas de roupa.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.