Lojas de Roupa

Logótipos para lojas de roupa

O logótipo de uma marca é um elemento importante em qualquer empresa. No caso das lojas de roupa, essa importância é ainda maior porque poderá ser utilizado nos próprios artigos.

Contratar um profissional

Uma das hipóteses é contratar um profissional para lhe fazer o logótipo.

Antes de contratar um profissional defina todas as condições que deseja. Siga todos os passos dos “conselhos para criar um logótipo” (mais abaixo neste post).

Não deve deixar ao critério do designer todos os elementos do logótipo, inclusivamente deve apresentar exemplos de outros logótipos, mesmo que sejam de outros setores de negócios.

Faça você mesmo

Se não quer gastar dinheiro com a criação de um logótipo, pode criar um logótipo que não tenha um desenho, mas apenas letras. Neste caso o meu conselho é que vá ao site dafont.com, que tem milhares de tipos de letras gratuitas. Escolha um tema de fonte que se adapte ao seu estilo, por exemplo “desenho”, depois no espaço onde diz “pré-visualização” escreva a sua marca, e depois de clicar em enviar veja os vários tipos de exemplos. Quando encontrar um tipo de letra que lhe agrade, e que possa utilizar livremente, descarregue esse tipo de letra, e construa o logótipo num processador de texto, com a dimensão e a cor que deseja.

Conselhos para criar um logótipo

  1. Lembre-se que o logótipo vai ser utilizado em variados formatos, e por isso o ideal é ter múltiplas variantes que se adaptem aos vários formatos. O logótipo poderá ser utilizados nos seguintes elementos: site, etiquetas, fachada da loja, flyers, decoração de roupa. Deve ter logótipos que caibam em espaços retangulares, quadrados, com desenho, e sem desenho.
  2. O logótipo deve ser adaptado ao seu estilo de cliente atual, e também ao futuro. Um logótipo de roupa feminina deve ser diferente de um logótipo de roupa masculina. Caso venda roupa feminina, mas esteja a pensar um dia mais tarde vender roupa masculina, não crie um logótipo feminino, mas sim um logótipo neutro.
  3. Um logótipo com uma, ou poucas cores é aconselhado no caso de lojas de roupa. Se a sua marca for conhecida, ou vier a ser conhecida um dia, você poderá querer bordar um logótipo na roupa. Os bordados não permitem muitos detalhes, por isso você vai querer um logótipo que tenha poucas cores, e que não tenha detalhes muito pequenos.

Tipo de logótipos

Aqui ficam alguns tipos de logótipos. Os logótipos podem ser uma, ou várias combinações destes.

  • Logótipos femininos, masculinos, infantis, ou neutros. Como exemplo de um logótipo feminino temos a “Free People”. Como logótipo masculino temos a “Brooks Brothers”. Como logótipo infantil temos a “Du pareil au meme”. E como logótipo neutro temos a “Zara”
  • Logótipos temáticos, como por exemplo: desporto; natureza; vintage. Como exemplo de um logótipo de desporto temos a “adidas”. Como exemplo de um logótipo de natureza temos a “Timberland”, e como exemplo vintage temos a “Levis”.
  • Logótipos com desenho ou só com lettering. Como exemplo de logótipo com desenho temos a “Quiksilver” e como logótipo com lettering temos a “Salvatore Ferragamo”.