Comércio em Geral, Comércio Online

Porque é que não devemos imitar os nossos concorrentes

Há dias li uma notícia no jornal sobre uma marca que decidiu imitar outra marca conhecida.

Pegaram numa marca com um nome parecido, criaram uma garrafa quase igual no formato (era uma marca de bebidas), e colocaram rótulos muito semelhantes.

Resultado – foi tudo parar ao tribunal.

Provavelmente pensaram que poderiam aproveitar o sucesso da marca famosa, “enganando” os clientes que iriam comprar uma marca a pensar que era outra.

Infelizmente também vejo muito isto a acontecer em lojas.

Alguém se lembra de imitar uma loja famosa, criando uma decoração parecida, um logótipo da mesma cor, produtos semelhantes, e já está. Sucesso garantido.

Só que não é assim. Quase nunca funciona. E eu digo quase, porque talvez exista um caso que tenha funcionado. Mas eu não conheço nenhum.

E, tirando o caso em que as lojas criam um nome quase igual, a verdade é que as lojas famosas nem se preocupam em ir para tribunal na maior parte dos casos.

E a razão é que elas sabem que as lojas imitadoras não vão durar muito.

Se fosse suficiente copiar uma marca de sucesso para ter sucesso, o mundo estava cheio de lojas de sucesso. Mas não está.

É impossível copiar a imagem de outra loja e pensar que o sucesso também vem incluído. Não é verdade. O sucesso das lojas famosas vem do conhecimento que os clientes têm da loja.

A grande maioria das lojas de sucesso nem sequer tem uma imagem extraordinária. E a razão é que não precisam. Já têm uma clientela que conhece a loja e é fiel à loja.

Mas claro, mesmo essas lojas famosas, já houve tempo em que não eram famosas. Tiveram que lutar para conseguir clientes. E quando o fizeram, não foi copiando os outros, mas sendo diferente.

Não, não é CHANEL. É CNANEL. Mas a porta é o número 5.

Mas então será possível aprender com o sucesso das outras lojas?

Sem dúvida nenhuma que sim. O segredo está em copiar não as lojas que já têm sucesso, mas sim aquelas que começam a ter sucesso, e que ainda não são conhecidas da maioria das pessoas.

Esse é um dos trabalhos que eu faço. Inspirar-me em lojas que estão a começar a ter sucesso e que descobriram uma nova forma de trabalhar e que faz a diferença. Pode ser a imagem, pode ser o produto, podem ser os preços, pode ser a publicidade, pode ser qualquer uma destas coisas e muito mais.

Existem milhares de lojas a aparecer em todo o mundo todos os dias. A grande maioria vai falhar, mas algumas vão conseguir ter sucesso.

E é com essas lojas que eu aprendo mais, e que eu ensino os meus clientes a aproveitar as boas ideias, através dos cursos e manuais.

Se funciona para eles também pode funcionar para você.

Se você também quer ter sucesso, não imite as lojas famosas, imita as lojas que estão a inovar e a criar a diferença. As lojas que fazem os clientes vibrar, que fazem os clientes tirar fotos, partilhar nas redes sociais, e querer visitar e comprar.

E claro, isto não só se aplica às lojas físicas, mas também às lojas virtuais.

Deixe-se de preocupar tanto com as lojas famosas que vendem muito mais que a sua. O futuro está nas suas mãos. As lojas famosas também já foram lojas com poucas vendas. Amanhã poderá ser a sua loja a ser famosa.

E todos quererão copiá-la.