Comércio em Geral

Quando abrir uma loja nova, não cometa este erro.

Não cometer este erro quando abrir uma loja nova

Abrir uma loja nova é uma mistura de duas sensações opostas.

Quando decidimos abrir uma loja nova e assinamos o contrato de arrendamento estamos com as expetativas no máximo. Imaginamos os clientes a entrarem na loja e os concorrentes cheios de inveja da nossa clientela.

Mas à medida que a data de abertura se aproxima, começamos a ter dúvidas. E se o nome da loja está mal escolhido? E se a localização da loja é má? E se os clientes não gostarem dos nossos produtos?

Estamos pois com duas sensações: esperança e dúvida. Uma positiva e uma negativa.

O que acontece a seguir é o que vem dar força a uma dessas sensações.

Aqueles clientes que compram ou que deixam palavras de satisfação fazem aumentar a esperança. Aqueles que não compram, criticam, ou compram uma vez, e depois vemos-os voltar à concorrência fazem aumentar as dúvidas.

Porque é que só nos devemos focar nos clientes satisfeitos?

Em primeiro lugar porque precisamos de esperança e de motivação, e estes são os clientes nos fazem querer continuar.

Mas para além deste motivo emocional há uma motivo racional e económico.

Uma boa loja é aquela que agrada a um determinado tipo de cliente, àquele cliente que nós definimos como o nosso cliente-alvo.

Uma boa loja, é uma loja que tem clientes que a adoram, mas que também tem clientes que a detestam.

Por isso, se você não tem alguns clientes que visitaram a loja e detestaram, isso não quer dizer que não possa ter uma loja de sucesso. Basta que tenha clientes suficientes que adorem a loja.

Se você se focar nas pessoas que são criticas, para além de lhe fazer mal à sua saúde, você vai ter a tentação de mudar alguma coisa para agradar a essa pessoa, e no fim vai ter uma loja que não apaixona ninguém.

Imagine que você acaba de abrir uma loja nova que vende produtos caros, para clientes acima dos 40 anos. Vem um jovem de 20 anos, e diz “que coisas caras e feias”.

E você pensa: “Ótimo, estou no bom caminho”.

Um caminho faz-se melhor quando acompanhado só por pessoas que nos adoram.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode-se inscrever na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis. Extraordinário, não?

Receba GRÁTIS todos os novos posts, no seu email, e ainda o Livro "Os Grandes Segredos das Lojas de Sucesso".