Comércio em Geral

O que fazer para não enlouquecer nesta vida de lojista

O que fazer para não enlouquecer na vida de lojista

Quando a vida de lojista se torna num inferno

Lembro-me muitas vezes desta estória, quando vejo lojistas paralisados pela crise económica.

A estória passa-se por volta do ano 2000. O país estava em crise, mais uma vez (na realidade parece que está sempre). Eu tinha uma loja num centro comercial (shopping) e ao lado da minha loja havia uma loja que vendia pijamas. A dona da loja era uma senhora que tinha investido as economias no negócio.

Essa senhora estava tão desesperada para conseguir vendas que vestia pijamas da loja e passeava no exterior da loja e tentava que as pessoas que passavam entrassem na loja.

Naturalmente que esta lojista tinha perdido o controlo da situação.

Para quem não tem uma loja até pode achar esta situação divertida, mas para quem tem uma loja é difícil não nos pormos na pele dessa senhora e imaginar o desespero.

Não sou psicólogo, mas sei que a pior coisa que podemos fazer quando temos um problema, é entrar em pânico e começar a pensar constantemente no problema.

Partilhar a nossa vida de lojista com outros lojistas.

O melhor que podemos fazer nestas circunstâncias é sair da loja e conversar com outros lojistas. Mas eu não aconselho a conversar com aqueles lojistas que estão sempre a queixarem-se sem fazer nada.

O melhor seria conversar com aqueles que têm sucesso. Aqueles que conseguiram uma boa vida de lojista. Claro que por vezes não é agradável falar com lojistas que estão a ter sucesso, quando nós não o estamos a conseguir.

Por isso se não se sentir bem em conversar com lojistas que estão a ter sucesso, fale com lojistas que também têm problemas, mas que estão sempre a tentar fazer qualquer coisa para mudar a “sorte”.

A maioria dos problemas têm solução. Garanto-lhe que existe alguém no mundo que já resolveu um problema semelhante ao seu. Pode até estar noutro setor de atividade ou noutro país, mas com um pouco de pesquisa você vai conseguir descobrir a solução.

E quanto à senhora da loja de pijamas, infelizmente acabou por ter que fechar a loja.

Receba GRÁTIS todos os novos posts, no seu email, e ainda o Livro "Os Grandes Segredos das Lojas de Sucesso".