Lojas de Roupa

A importância da cor na exposição de roupa.

A exposição dos artigos de vestuário numa loja, pode ser feita por vários critérios.

Alguns dos mais importantes são:

  • por cores,
  • por família de artigos,
  • por tamanhos,
  • por estilo,
  • por género.

Também pode ser feita por combinações destes critérios.

Porque é boa ideia fazer exposição por cor?

A exposição de roupa por cor tem duas vantagens.

Esteticamente pode ser bastante apelativa.

O cliente entra na loja e sente logo uma vontade de agarrar uma das peças de roupa. Quando isso acontece, você sabe que está no caminho certo.

Mas para além de ser esteticamente apelativa, ela ajuda a vender mais roupa.

Este é o caso de lojas que fazem combinações de conjunto de roupa por cor.

A maioria dos clientes tem dificuldade em combinar a roupa. E por isso, se você conseguir demonstrar que a roupa combina bem com outra peça, é provável que o cliente também queira comprar a outra peça de roupa.

Mais de metade das vendas não programadas, ou seja, vendas que a cliente não estava a pensar fazer inicialmente, são feitas por sugestão de combinação de cores.

Você pode usar bustos e manequins, ou cabides para juntar várias peças. Ou pode até ser suficiente colocar as peças umas ao lado das outras.

Você tem que fazer várias experiências até conseguir combinações apelativas.

Mas não seja aborrecida, experimente diferentes cores. Às vezes até parece que as cores não combinam, mas depois de estarem umas ao lado das outras, tudo muda.

Algumas regras para a exposição

Aqui ficam duas regras (mas há mais)

Cores mais claras na parte de cima

É aconselhável expor as cores mais claras na parte de cima e as mais escuras na parte de baixo, de forma a aumentar a claridade e dar um aspeto mais alegre à loja.

Cores mais claras fazem os clientes ficarem mais alegres. Provavelmente até poderão acabar por comprar as cores mais escuras. Mas as cores mais claras em cima, também ajudam a vender as cores mais escuras.

Utilize os gradientes de cor

Quando quiser fazer um painel de cores, em que por exemplo expõe uma camisola que exista em várias cores, utilize os gradientes de cor. Isso faz com que a transição entre cores seja muito mais harmoniosa.

Kit de Imagem de lojas de Roupa

Se você quer aprender muito mais sobre como expor roupa e melhorar a apresentação, existe o “Kit de Imagem de Lojas de Roupa”

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.