Uma das escolhas que temos que fazer numa loja de roupa é se devemos escolher entre bustos ou manequins.
Manequins
Os manequins são os modelos que imitam o corpo humano. Têm pernas, tronco e braços. Alguns têm cabeça, outros não.
São feitos em porcelana, ou em material plástico . Cada vez mais são feitos em plástico, pois são mais resistentes e mais baratos.
Bustos
Os bustos são apenas a parte do tronco do corpo.
Há bustos com braços e sem braços, e alguns podem ter cabeça.
Uma caraterística muito importante dos bustos é a sua altura. Há bustos que começam apenas na cintura, e outros que são um pouco mais longos e começam no início da perna.
Esta caraterística é muito importante, porque os bustos mais curtas não servem para vestir calças, saias ou calções. Tenha isto em atenção quando comprar os bustos.
Os bustos mais compridos, desde que tenham uma base (um tubo e um pé) podem ser usados para vestir saias, calças e calções.
Qual a escolha certa?
De uma forma geral os manequins são mais caros que os bustos, por isso se o preço é uma limitação, a sua escolha deve ir para os bustos.
Nos manequins, desde que estes tenham qualidade, as roupas vestidas ficam com melhor apresentação. E o cliente, que vê as montras, consegue identificar-se melhor com um manequim do que com um busto.
Para conseguir que um busto tenha uma boa apresentação da roupa, é preciso saber vestir bem um busto.
Se nunca vestiu um busto, digo-lhe já que é mais difícil de conseguir uma exposição mais agradável do que com um manequim. Mas com prática, e observando o que as outras lojas fazem, você vai conseguir um efeito espetacular com os bustos.
No interior da loja
Os bustos e manequins não servem apenas para expor a roupa na montra.
Eles também servem para expor a roupa no interior da loja. E aqui os bustos têm vantagem.
Os bustos podem ser colocados em prateleiras e em mesas, com bastante facilidade.
Já os manequins podem ser difíceis (ou mesmo impossíveis) de colocar numa prateleira ou numa mesa, pelo facto de serem mais altos.