Restaurantes

Duas simples estatísticas que vão fazer aumentar as vendas do seu restaurante

Muitos donos de restaurantes têm alergia aos números e à matemática, mas a verdade é que os números dão-nos uma ideia de como evolui o negócio e podem ajudar a determinar o caminho a seguir para aumentar as vendas. Aqui ficam duas simples estatísticas que vão fazer aumentar as vendas do seu restaurante:

1 – Gasto por cliente.

É uma estatística simples, mas muita gente desconhece ou tentar adivinhar. É obtido pela divisão entre a faturação e o número de refeições servidas.

Normalmente é menos do que você pensa.

Num restaurantes, as vendas de entradas, bebidas e sobremesas são o que mais facilmente faz aumentar as vendas totais. Nem todas as pessoas comem entradas ou sobremesas, e muita gente poupa nas bebidas. Por isso é importante calcular as vendas de cada um deste produtos, por cliente.

Divida o valor das vendas de entradas pelo números de clientes, vai obter a venda média de entradas por cliente.

Divida o valor das vendas de sobremesas pelo números de clientes, vai obter a venda média de sobremesas por cliente.

Divida o valor das vendas de bebidas pelo números de clientes, vai obter a venda média de bebidas por cliente.

Problema:

Provavelmente vai chegar a números muito reduzidos, isso infelizmente é habitual nos restaurantes, mas é ao mesmo tempo uma oportunidade para aumentar as vendas.

Solução:

Partilhe estes números com os seus empregados e estude soluções para que estes números aumentem. Algumas soluções:

  • Baixar o preço desses produtos para aumentar a quantidade vendida
  • Os empregados têm que sugerir produtos destas categorias e alternativas, caso os clientes não queiram.
  • Destacar estas categorias de produtos nas ementas e em cartazes.

2 – Gorjetas por empregados.

Deve procurar saber quais os empregados que obtêm maiores gorjetas. Mesmo que no seu restaurante as gorjetas vão para uma caixa comum, observe aqueles que mais contribuem para essa caixa.

Oportunidade

O empregado que conseguir mais gorjetas, é provavelmente aquele que melhor atendimento está a dar aos clientes. Utilize esse empregado para dar formação aos outros empregados.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.