Comércio em Geral

É possível ficar rico com uma loja?

Numa época em que se vêem na televisão e na internet pessoas que ficaram milionárias em pouco tempo, começando com pouco dinheiro, as pessoas querem saber se o comércio é um desses tipos de negócios onde é possível enriquecer.

Alias, é curioso como essa é uma das perguntas que me fazem, na minha vida social, quando estou com pessoas que acabei de conhecer, ou que já não via há muito tempo, e lhes digo que sou consultor de lojas.

A resposta

A resposta é muito simples: sim é possível ficar rico com uma loja, e é possível ficar milionário com várias lojas.

E porque é que eu digo isto? Porque já vi muitas e muitas pessoas enriquecer com uma loja apenas. E eu próprio não me posso queixar do que ganhei enquanto lojista.

E quanto a milionários, a segunda maior fortuna do mundo pertence a um homem que ganhou o dinheiro abrindo lojas, e partindo do zero (Amancio Ortega)

O que é preciso para ficar rico com uma loja?

Se você está à espera de enriquecer em poucos dias, sem gastar nenhum dinheiro, então abrir uma loja não é para si. Vai encontrar alguns sites que lhe vão dizer o contrário. Mas eu garanto-lhe, que mesmo que seja uma loja online (que tem menos custos que uma loja física), você vai precisar de vários meses de trabalho (provavelmente anos), e de algum capital.

capital e ficar rico 2

 

1- Capital

Se você quiser abrir uma loja física (de rua), vai precisar de certeza de capital. E se tiver a quantidade certa de capital, o seu sucesso será mais rápido.

Isto não quer dizer que só quem tem dezenas de milhares de euros é que deva começar um negócio. Não, é possível abrir uma loja com alguns milhares de euros  ou até centenas, mas vai demorar mais tempo, porque vai precisar de utilizar todos os seus lucros para desenvolver a atividade, até que esses lucros sejam tão grandes que possa começar a tirar dinheiro da empresa.

2- Tempo

Você vai precisar de dedicar tempo e ser persistente. Se tiver bastante capital pode contratar mais empregados que o ajudem e façam poupar tempo.

Por isso já sabe, quanto menos capital tiver, mais tempo vai ter que dedicar ao negócio.

3- Estratégia

A maioria dos lojistas não tem uma estratégia. Talvez por isso é que maioria dos negócios luta por sobreviver e os seus proprietários não conseguem ficar ricos.

A esta altura se calhar já está a pensar “mais um que vem com palavras complicadas, que são muito boas para empresas grandes, mas não servem para a minha pequena loja”.

De facto muitas pessoas pensam que estratégia é uma coisa muito complicada, mas não é. A estratégia pode e deve ser resumida a uma frase. Exemplos:

  • Vender roupa para mulheres de 30 e tais anos, com preços baratos, mas com um ambiente que faça as clientes sentirem que estão numa boutique cara.
  • Padaria com pão sempre quente.
  • Restaurante de hambúrgueres, mas saudável e com ambiente relaxante para se comer com calma.
  • Talho (açougue) com carnes já preparadas e condimentadas para pessoas executivas que não têm muito tempo e só querem ter que pôr a carne ao lume, sem preparar nada.
  • Loja ótica para jovens, que gostam de moda, querem ser atendidos por pessoas  como eles, jovens e que saibam de moda, numa loja com um ambiente fashion.

4- Sorte

Seria incorreto da minha parte, dizer que basta seguir um plano pré-determinado e que o sucesso é garantido. Não é verdade, a sorte tem algum peso no sucesso ou não sucesso de uma loja. Mas quanto mais preparação você tiver, menos dependerá da sorte.

5- Motivação

Esta é uma característica óbvia, mas não queria deixar de a referir pela seguinte razão:

Há pessoas que são por natureza mais resilientes, que não desistem nunca e estão sempre motivadas. Essas pessoas têm uma vantagem. Mas mesmo as pessoas que não conseguem manter-se motivadas por muito tempo, não devem desistir da ideia de ficar ricas com uma loja, pois existem muitos métodos para motivar as pessoas.

A ciência da psicologia avançou muito nesta área, porque é um problema que afeta a maioria das pessoas, e têm surgido muitas estratégias válidas para motivar as pessoas. É um tema que eu vou dar seguimento em alguns artigos que vou escrever neste blogue, porque é um tema muitissimo importante e que afeta muita gente.

O que não é obrigatório para ficar rico com uma loja.

E agora vou quebrar alguns mitos do que é preciso para ficar rico com uma loja.

1- Muito capital

Se ter pouco capital é mau, ter muito capital também não é bom. Se você tiver capital em excesso não vai investir com cuidado e vai desbaratar dinheiro. Se o capital estiver limitado, você vai pensar muito bem antes de gastar algum dinheiro.

2- Rede de contactos

Nem são precisos muitos contactos, nem muitos amigos.

Hoje em dia, com a internet e as redes sociais, os contactos são fáceis de encontrar.

Quanto aos amigos, fique com eles como amigos, e não misture negócios. Vai ver que só tem a ganhar.

3- Experiência

A experiência é um mais, mas você pode aprender com a experiência dos outros, sem ter que cometer os erros que os outros cometeram.

Existem blogues, livros e cursos feitos por pessoas com experiência que o ensinam o que aprenderam ao longo de anos. Mas atenção que há muitos autores de blogues, livros e cursos que nunca administraram uma empresa. Alguns nem sequer trabalharam alguma vez numa empresa. Saíram da universidade, leram uns livros e criaram blogues e cursos em que querem ensinar você a gerir uma empresa, sem conhecerem os verdadeiros problemas dos empresários.

P.S. – Não tenho nada contra os universitários, nem contra ler livros, pelo contrário. Eu próprio sou licenciado em Economia e tenho aprendido muito com algumas das centenas de livros que já li. O que está errado é pensar que o que aprendemos na universidade pode ser aplicado de imediato e com sucesso. E que algumas teorias que se aprendem nos livros podem ter algum impacto positivo nas pequenas e médias empresas, e nos negócios de quem tem lojas. Boa parte dessas teorias só servem para empresas grandes, e outras só são aplicáveis noutros tipos de negócios. Quando vejo uma teoria nova que acho interessante, aplico essa teoria nas lojas da minha família, ou em lojas clientes que gostam de experimentar teorias novas. As que funcionam são aquelas que eu aconselho.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.