Cafés, Padarias, Pastelarias, Restaurantes

Como criar um menu (cardápio) para restaurante

Porquê dedicar tempo a criar um menu?

Se 100% das pessoas do seu restaurante olham para o menu e é a partir daí que escolhem o que vão comer e beber, então seria muito pouco inteligente da nossa parte se não utilizássemos o menu para influenciar o cliente. Esta é a principal razão para criar um menu que influencie.

Pense no menu, ou ementa, ou cardápio, conforme lhe queira chamar, como um vendedor. Você deve pensar que ele é o seu melhor vendedor, porque é ele quem vai influenciar o cliente a comprar mais ou menos,

O menu é como um vendedor que está ali ao lado a ajudar o cliente a escolher.

E o que é um bom menu?

Um bom menu é um menu que faz com que os clientes comprem os produtos que você mais quer vender. É tão simples como isto.

Simples, mas claro que não é fácil.

Existem muitas formas de criar um menu, muitas decisões a tomar. E algumas delas até parecem pouco importantes, como por exemplo, o número de páginas, mas a verdade é que todas elas acabam por influenciar na decisão do cliente.

Mas as decisões a tomar são muito mais:

  • quantos produtos colocar
  • quais os preços
  • qual a melhor descrição dos produtos
  • qual a ordem
  • etc.

A Engenharia de menus.

O assunto é tão importante, que foi criada uma técnica especificamente para tratar da criação de menus, e chama-se “engenharia de menus”.

Parece um termo cientifico. E em parte, criar um menu é ciência, mas também é arte, e um pouco de senso comum.

Mas apesar de ser tão importante, apenas 10% dos restaurantes fazem engenharia de menus. Os outros 90%, ou não sabem que se pode influenciar (e muito) o que o cliente escolhe, ou não sabem como fazer.

Como criar um menu de restaurante, ou cardápio.
Criar um menu de restaurante bem elaborado, faz o cliente gastar mais e comprar os produtos que mais nos interessa vender

O processo

O processo de criar um menu segue uma determinada ordem.

Basicamente, o que fazemos é pegar na situação que temos atualmente, caso o restaurante já tenha pelo menos um mês de vendas, e começamos a melhorar o menu.

Mas existem algumas técnicas para melhorar os menus, e alguns “segredos” para fazer com que os clientes comprem aqueles produtos que nós realmente queremos vender.

 

 

Receba GRÁTIS todos os novos posts, no seu email, e ainda o Livro "Os Grandes Segredos das Lojas de Sucesso".