Lojas de Roupa

Aproveitar a moda das fashionistas

Se ainda não ouviu falar de fashionistas, aqui fica a informação.

Fashionista é uma pessoa amante da moda e que segue todas as tendências. Normalmente tem um blogue ou páginas nas redes sociais onde partilha os seus conhecimentos e paixão pela moda.

Algumas fashionistas (há muitas mais mulheres que homens) são tão famosas que têm uma legião de fãs a seguir os seus blogues.

Para além dos blogues, utilizam muito o Facebook, Tumblr, Instagram, Twitter e Youtube. Utilizam o texto, fotografias e video para informarem o seu público. Uma fashionista pode facilmente atingir um público de dezenas ou centenas de milhares de pessoas, e algumas chegam aos milhões.

Como aproveitar a moda das fashionistas

É fácil de ver que existe uma enorme oportunidade de aproveitar este público todo. Aqui ficam três possibilidades:

1 – Fazerem uma avaliação da sua loja ou da roupa

Esta é a forma mais habitual de fazer uma parceria com uma fashionista. Envie um email a uma ou várias fashionistas, diga-lhes que gosta do trabalho delas, e pergunte se estariam interessadas em fazer um artigo sobre a loja ou a roupa da loja.

Provavelmente vão pedir que envie roupa para avaliarem. Se for um blogue com muita audiência, o custo da roupa que oferecer compensa o benefício que vai ter com a publicidade.

bikini-377487_640
As fashionistas estão sempre à procura de temas para tratar nos blogues. Por isso ficarão contentes em colaborar com a sua loja.

2 – Elaborarem uma seleção de roupa

Uma forma de colaboração pouco utilizada, mas que tem benefícios para a sua loja e para a fashionista.

Como funciona? Você pede à fashionista para fazer uma seleção das peças de roupa da loja, que ela mais goste. É quase criar uma mini-coleção dentro da coleção.

Depois é só tirar partido da parceria, promovendo essa seleção. A fashionista publica no blogue e páginas que gere, essa seleção de roupa. Você cria uma espaço dentro da loja onde apresenta essa seleção, ao mesmo tempo que utiliza o seu site e páginas das redes sociais para informar os seus clientes.

Neste caso, mesmo que a fashionista não seja muito famosa e não tenha muitos seguidores, você pode continuar a beneficiar, porque os seus clientes não sabem se a fashionista é muito famosa ou não. Inclusivamente pode dizer que a fashionista é famosa, porque existem vários graus de fama.

3 – Elaborarem uma coleção

Esta é a forma mais avançada de relacionamento. Neste caso a fashionista colabora consigo, nas compras da empresa, para selecionar uma coleção de artigos.

Esta forma de colaboração é muito frequente, utilizando atrizes famosas, que gostam de moda. A cadeia de lojas de roupa H&M, tem utilizado esta técnica com muito sucesso.

Mas as pequenas lojas também podem, e devem, utilizar esta técnica. Não precisam de ser atrizes ou desportistas mundialmente famosas, basta conseguir chegar a uma “estrela” local.

Como conseguir o contacto das fashionistas

  1. Perguntando a amigos e familiares se conhecem alguém que goste de moda, e que tenha um blogue. Caso os seus clientes sejam adolescentes, tente saber se há algum adolescente nas escolas da sua cidade que gostem de moda e tenham publicado alguma coisa sobre o assunto. Quase sempre há algum fashionista nas escolas.
  2. Pesquisando no Google, Facebook, Youtube, etc. Encontrando sites e contactando através do site. Como fashionista foi uma palavra criada pelos media, nem todos os fashionistas se definem como fashionistas, alguns dizem-se bloggers de moda, por isso não pesquise só um termo. Também deve pesquisar outros tipos de termos tal como:
    • dicas para vestir bem
    • conselhos de moda
    • tendências da moda
    • como vestir bem
    • etc

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.