Cafés, Padarias, Pastelarias, Restaurantes

8 Conselhos do apresentador do programa “Bar Rescue”

Jon Taffer é um consultor de bares, que apresenta o programa “Bar Rescue”. Nesta série de programas Jon tem de aconselhar proprietários de bares em dificuldades para que consigam transformar um negócio falido, num negócio rentável. Eis alguns dos seus conselhos para os negócios que estão em dificuldades e precisam de uma mudança:

1- A venda começa quando o cliente entra na loja. Toda a comunicação com o cliente tem de provocar uma reação positiva, todas as vezes. Não crie apenas produtos fantásticos, mas também apresente-os bem, de forma a bater a concorrência que vende produtos iguais.

2- É preciso considerar o valor do cliente ao longo do tempo. Não podemos esperar criar um evento único na vida do cliente. É preciso criar lealdade à marca. Cada vez que um cliente visita um bar, pastelaria ou restaurante, menos de 50% regressam, porque ainda não faz parte dos seus hábitos. No entanto se regressarem há uma hipótese de 50% de voltarem depois da segunda visita, e de 70% após a terceira visita. Por isso não se preocupe em apenas provocar uma grande primeira impressão, mas também uma terceira grande impressão.

3- Descubra o que motiva os clientes a comprar. Normalmente, a maior parte das pessoas compra por uma das seguintes motivações: dinheiro, orgulho, ego, ou medo. É preciso que a linguagem do marketing ande sempre à volta de como satisfazer uma destas motivações.

4- Contrate pela atitude e não pela experiência. Um candidato a empregado com a atitude certa fará mais pelo seu negócio do que um candidato com experiência, mas com má atitude.

5- Não acarinhe os maus empregados. Taffer diz que um denominador comum nos maus negócios é que os gerentes vêem os seus empregados como família e acarinham os mais fracos, na esperança que um dia fiquem melhor.

6- Ensine e não treine a sua equipa. “Treino é modificação de comportamento, e isso demora muito tempo” diz Taffer. “Ensinar é mostrar como se fazem determinadas tarefas e depois encorajar os empregados a acrescentar algo da sua personalidade.” Isto resulta numa equipa mais motivada, e é capaz de aprender alguma coisa com os seus empregados.

7- Reduza o seu “menu” para que a escolha seja mais fácil. Já alguma vez foi a um restaurante e sentiu-se perdido pela infindável quantidade de pratos da ementa?  O mesmo conceito aplica-se a qualquer negócio. Não baralhe o cliente com demasiadas opções. Em vez de ter todos os produtos, faça uma rotação dos mesmos, e assim o cliente tem mais razões para voltar e ver o que há de novo.

8- Inove realisticamente. Todos os negócios querem se o próximo Google ou Apple, mas não tente fazê-lo enquanto perde os clientes todos.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.