Dicas para decorar uma loja de lingerie. - Venda Otimizada

Dicas para decorar uma loja de lingerie.

#1 — Utilize apenas uma destas combinações de cores

Um dos defeitos da decoração das lojas, é usar demasiadas cores nas paredes, móveis e expositores.

O problema é que quando olhamos para uma loja sem ter ainda os artigos expostos, não encontramos os defeitos de ter uma loja com demasiadas cores.

Mas quando começamos a colocar os artigos é que surge o problema. Quando há muitas cores de decoração, os artigos ficam “perdidos” no meio de tanta confusão. E o objetivo é que os clientes olhem para os artigos e não para a decoração.

Então que cores escolher para decorar uma loja de lingerie?

Só há duas hipóteses:

  • Só cores neutras
  • Cores neutras + 1 cor de destaque.

As cores neutras são o branco, o preto, e o bege.

Ou seja, você pode ter uma decoração base com uma, duas, ou três cores neutras. Mas estas são as mais aconselháveis: branco+preto; bege+preto; branco; bege.

 

 

Depois, poderá acrescentar uma cor de destaque, que será uma cor que irá realçar por não ser uma cor neutra.

Normalmente essa cor de destaque será uma destas:

  • rosa
  • vermelho
  • roxo
  • lilás

E são boas cores, porque são cores associadas a roupa de lingerie. Claro que pode escolher outra cor, mas aconselho muito cuidado, porque o resultado, depois de colocar os artigos, pode não ser aquele que estava à espera.

#2 — Dê destaque a artigos excecionais

Há artigos que merecem um destaque especial. Estamos a falar de artigos que têm um preço mais elevado, ou que são tão originais que sabemos que vão chamar a atenção das clientes.

Infelizmente a maioria das lojas não dedica muita atenção a estes artigos, ou se o faz, limita-se a colocá-los na montra da loja.

Mas destacar produtos é uma ciência e uma arte. É uma ciência porque há técnicas que podem ser aprendidas e que funcionam. Mas é também uma arte que só vai ser conseguida com muita experiência.

Mas aqui ficam algumas regras para destacar artigos:

  • Ter iluminação focada para o produto, que pode ser conseguida com focos de luz (com ângulo de focagem reduzida) direcionados para o artigo. 
  • Ter muito espaço negativo à volta do produto. Espaço negativo é espaço sem ter nenhum produto à volta. Veja o exemplo seguinte. Nele, o espaço negativo faz com que os olhares dos clientes se concentrem no artigo.
decorar uma loja de lingerie - exemplo de destaque
Neste exemplo (assinalado pelo retângulo amarelo), existe uma mesa com destaque de lingerie. Repare que a mesa é grande, e só tem 3 artigos. Existe muito espaço negativo.

#3 — Mostre as variantes dos artigos

Há artigos que têm variantes.

Por exemplo, um soutien pode ter enchimento, ou não ter. Pode ter aros, ou não ter. Também pode existir em diversas cores.

Para que os clientes se apercebam da variedade de artigos e da possibilidade de escolherem variantes, devemos colocar lado a lado as várias opções.

Mas atenção, não misture as variantes. Por exemplo, se estiver a mostrar que um soutien existe em vários modelos, coloque lado a lado todos modelos, mas utilize a mesma cor.

Por outro lado, se pretender mostrar que tem muitas cores, ponha lado a lado o mesmo modelo, mas com várias cores diferentes.

decoração de lojas de lingerie - exemplo de demonstração de cores
Em cima, exemplo de demonstração de cores.

É muito mais fácil as pessoas compararem apenas uma variante. Se você dá a comparar apenas entre cores, a cliente não sentirá dificuldade. Mas se comparar cores e modelos, a escolha pode tornar-se mais complicada.

#4 — Tenha bancos ou cadeiras para os acompanhantes

Um dos motivos que levam a que muitas clientes desistam de comprar, é a pressão para ir embora por parte dos acompanhantes. Particularmente maridos, namorados, ou filhos.

Exemplo de cadeiras

Ter bancos, ou cadeiras para as pessoas se sentarem pode parecer algo pouco importante. Mas é extremamente importante. Você vai ver que as clientes vão passar muito mais tempo na loja. E quanto mais tempo as pessoas passam na loja, maior é a probabilidade de comprarem, e de comprarem mais que um artigo.

#5 — Demonstre os artigos

A demonstração de artigos é das tarefas mais importantes de uma loja de roupa. E no caso específico de roupa de lingerie, talvez seja ainda mais importante. A maioria das pessoas prova umas calças antes de comprar, mas o mesmo não se passa com lingerie.

Por isso, precisa de uma forma de os clientes perceberem como é que a roupa vai ficar depois de vestida.

Existem duas formas mais importantes de o fazer:

  • manequins, bustos, pernas, etc.
  • fotografias.

Uma loja de lingerie deve usar as duas formas. E quase todas as lojas utilizam a primeira forma. Mas a segunda é mais eficaz, porque dá para ver como fica a roupa em pessoas reais.

fotos de demonstração numa loja de lingerie
Exemplo de como decorar uma loja de lingerie usando fotos de pessoas a vestir as peças de roupa.

Uma opção recente, é utilizar ecrans gigantes onde vão passando fotos. A vantagem é que não precisa de imprimir as fotos, e pode mudar o conteúdo muito rapidamente. E os preços têm estado a descer, pelo que é uma opção não muito cara.

#6 — Adapte o layout da loja à época

Provavelmente a sua loja irá vender mais produtos para além de lingerie, tal como por exemplo:

  • roupa interior de homem
  • roupa para dormir
  • collants
  • roupa para usar em casa (homewear)
  • fatos de banho e biquinis
  • etc

E cada uma destas secções irá estar numa determinada zona da loja. Mas há zonas da loja que têm maior visibilidade e que vendem mais. De uma forma geral, essas zonas serão as mesas e expositores centrais. Mas isso depende de cada loja.

O que tem que fazer é colocar nessas zonas de maior venda, as secções que mais vendem nessa época do ano. E depois, ir mudando ao longo do ano.

Por exemplo, artigos de homewear vendem mais no Outono. Já os biquinis será no Verão.

Mexa na loja ao longo do ano. Isso faz com que o cliente sinta que há novidades, e faz com que as vendas sejam maiores. Decorar uma loja de lingerie não tem que ser um processo definitivo.

#7 — Aprenda com os outros

O negócio das lojas de lingerie está sempre a evoluir. E isso são boas notícias para quem quer inovar. As mudanças fazem com que as lojas que não evoluem tenham que fechar. Mas também faz com que as lojas que acompanham a mudança, ou que criem a mudança, tenham cada vez mais clientes.

Uma visita a outras lojas de lingerie é muito estimulante para a criatividade e aprende-se muito. Principalmente se forem visitas a grandes cidades onde há maior concorrência.

E depois há a internet. E particularmente interessante é o Pinterest. Dê uma vista de olhos a estes exemplos na página Venda Otimizada do Pinterest sobre decorar uma loja de lingerie. E também comece a colecionar imagens para decorar uma loja de lingerie.

E o conselho final. Faça. Não se limite a ver. Quantas mais experiências fizer, mais probabilidade terá de ter soluções que a concorrência não tem.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.

Dicas para decorar uma loja de lingerie.
Voltar ao topo