Cafés, Padarias, Pastelarias, Restaurantes

Como tirar fotos de bolos

Quem utiliza as redes sociais para promover a sua loja, já se deparou com a necessidade de utilizar imagens com fotos de bolos ou pães. Se utiliza o facebook ou o pinterest, entre outros, a imagem é o elemento mais importante. Muito mais que o texto que a acompanha.

Mas como tirar fotos de bolos que sejam apelativas? Deixo aqui alguns conselhos da Lindsay Sung:

  1. Gastar alguns minutos a ler o manual da máquina fotográfica e a fazer experiências com a máquina. Todas as máquinas têm a possibilidade de fazer ajustes (mesmo um telemóvel), por isso experimente esses ajustes. Utilize uma maçã, ou outro objecto e tente fotografá-lo utilizando ajustes diferentes.Bolo Jardim
  2. Utilize a luz natural. Escolha um local que tenha bastante luz natural, e espere por um dia de sol. A luz natural é mais fácil de utilizar do que o flash da câmara. Pode pôr uma cortina branca na janela para que a luz entre mais difusa. Experimente vários angulos para tirar a foto. Evite tirar a foto com o bolo no meio e a janela ao fundo, pois assim o bolo vai ficar demasiado escuro. É preferível que a luz venha de frente ou de lado.
  3. Eliminar o fundo. Não fica nada bonito um fundo em que se vê caixas, máquinas ou outros objetos. Para isso coloque alguma coisa atrás do bolo para criar um fundo. Pode ser uma cartolina ou um pano.
    Foi colocada uma folha de papel de embrulho atrás
    Correto: Foi colocada uma folha de papel de embrulho atrás
    Errado: esta foto foi tirada com usando o flash da câmara.
    Errado: esta foto foi tirada usando o flash da câmara.

    natural_light_cupcakes
    Correto: Esta foto foi conseguida utilizando luz natural durante a tarde, e com um quadro antigo como fundo.
  4. Usar um tripé. Quando tiramos uma foto temos tendência a mexer ou tremer. O tripé evita tudo isso, e dá-nos mais confiança.
  5. Consiga mais luz através do reflexo da luz solar. Utilize um cartão branco, ou então compre um refletor profissional de forma a que a luz incida no refletor e ilumine a parte lateral ou de trás do bolo. Por exemplo: de um lado tem a janela, no meio o bolo, e do outro lado o refletor.
  6. Dê estilo ao seu bolo. Pode considerar acrescentar um objeto (por exemplo um arranjo de Natal), ou cortar uma fatia do bolo, e tirar a foto à fatia num prato e com um garfo.

    Esta foto com o bolo no prato e com o garfo, dá um aspeto menos formal, e convida a comer o bolo.
    Esta foto com o bolo no prato e com o garfo, dá um aspeto menos formal, e convida a comer o bolo.
  7. Considere tirar fotos de diversos angulos e distancias diferentes. Por exemplo tirar a foto de cima ou fazer um close-up de um detalhe do bolo.
    Um perspetiva original, pode fazer com que quem o veja tenha que parar uns segundos para perceber de que se trata.
    Um perspetiva original, pode fazer com que quem o veja tenha que parar uns segundos para perceber de que se trata.
    Um close up deste bolo permite ver todos os detalhes.
    Um close up deste bolo permite ver todos os detalhes.

     

Para quem não dispõe de uma zona com luz natural, uma das soluções pode ser uma tenda de luz. Neste caso a luz do flash reflete nas paredes da tenda, evitando as sombras. Por menos de 100€ pode-se comprar uma destas tendas.

Esta tenda em forma de cubo é uma alternativa económica a um estúdio de luz
Esta tenda em forma de cubo é uma alternativa económica a um estúdio de luz

 

transforme o seu café saber mais