Comércio em Geral

Tendências na decoração de lojas

Muitas vezes os meus clientes, a quem faço consultoria, perguntam-me quais os estilos de decoração que estão na moda, ou por vezes (aqui a resposta é mais difícil) quais os estilos que vão estar na moda.

A moda na decoração, segue determinados padrões comuns ao design geral, ou seja há determinadas tendências que podemos observar em temas tão distintos como o design automóvel, a decoração de casas, a publicidade, o design de sites, a roupa, a decoração de restaurantes, bares, lojas de pronto-a-vestir e muitos outros.

Atualmente consigo distinguir pelo menos três grandes tendências na decoração de lojas: o vintage industrial; o minimalista moderno; e o luxo opulento.

O Vintage Industrial

Este é o estilo que eu tenho visto a ser mais seguido nas novas lojas.

O estilo vintage industrial é uma tentativa de imitar um determinado estilo que existia no período anterior à Segunda Guerra Mundial, principalmente com a decoração de espaços industriais (armazéns e fábricas) e comerciais da altura.

Características principais nos materiais utilizados:

  • Utilização de madeiras, de cores claras ou média. Normalmente ao natural, ou envernizadas ou ainda pintadas a branco.
  • Utilização de metal (ferro ou aço) natural (enferrujado), pintado de preto ou pintado de branco.
  • Utilização de paredes ou quadros em tinta com efeito ardósia, para se escrever com giz.
As pastelarias vintage estão muito ligadas aos produtos naturais e orgânicos.
As pastelarias vintage estão muito ligadas aos produtos naturais e orgânicos, e são populares entre a geração Y
Os restaurantes vintage utilizam paredes de tinta ardósia, onde se escreve os menus e promoções.
Os restaurantes vintage utilizam paredes de tinta ardósia, onde se escrevem os menus e promoções.
As lojas de vestuário vintage utilizam materias antigos em ferro. A utilização de objetos da época (neste caso a mota) é habitual.
As lojas de vestuário vintage utilizam materias antigos em ferro. A utilização de objetos da época (neste caso a mota) ajuda a afirmar o conceito.

Os logótipos e todos os materiais gráficos (folhetos, publicidade, desenho do site) seguem um determinado estilo vintage, e que é caracterizado pela utilização de tipos de letra diferentes todas juntas; utilização de uma cor ou máximo de duas, sendo que a combinação fundo preto e letras brancas, é a mais habitual.

 

 

Minimalista Moderno

Este estilo já foi mais forte, mas ainda assim muitas das novas lojas utilizam este estilo. A ideia é a de que os produtos que vendemos (sejam eles roupa, comida, etc) sejam o que o cliente veja em destaque. A decoração, neste caso, não serve para criar um estilo, os produtos é que marcam esse estilo.

Principais características:

  • Utilização de cores claras, bege ou branco
  • Os materiais mais utilizados são o plástico, acrílicos, madeiras (normalmente lacadas a branco), e metais (alumínio ou pintados a branco)

 

Nesta loja o olhar dos clientes vai para a roupa. Não há nada mais a competir pela atenção do cliente.
Nesta loja, o olhar dos clientes vai para a roupa. Não há nada mais a competir pela atenção do cliente.
O estilo minimalista é muito seguido em cabeleireiros e spas. Este estilo transmite uma sensação de limpeza.
O estilo minimalista é muito seguido em cabeleireiros e spas. Este estilo transmite uma sensação de limpeza.

 

Luxo Opulento

O estilo de luxo opulento é normalmente utilizado para vender produtos ou serviços mais caros. Em Portugal, e devido à crise dos últimos dez anos, este estilo não tem estado a ser muito utilizado, mas é muito utilizado em países emergentes (Russia, China, Dubai, entre outros). No entanto, muitas vezes é o choque que torna atrativa uma loja, ou seja pode ser boa ideia vender produtos mais baratos num ambiente de luxo. Nas lojas de lingerie, por exemplo, podemos encontrar decorações luxuosas em lojas de preços baixos. Mesmo que venda produtos que não sejam caros, e se estiver a pensar decorar uma loja, considere a hipótese de decorar o espaço luxuosamente.

Principais características:

  • A principal característica, é a utilização do dourado.
  • Utilizam-se também muitos materiais brilhantes. As tintas são “gloss”.
  • O veludo e o couro também são utilizados.
  • Os logótipos e materiais gráficos utilizam o preto/dourado, ou branco/dourado.
  • O tipo de letra mais habitual são as utilizadas no século XIX.
O estilo luxuoso é bastante adequado a restaurantes de preços elevados.
O estilo luxuoso é bastante adequado a restaurantes de preços elevados.
A roupa clássica combina bem com o estilo luxuoso, mas nada impede que roupa mais jovem também não possa usar este estilo

Tendências Futuras

Como já disse, não é fácil prever quais as tendências futuras na decoração de lojas. Um estilo que eu tenho visto com alguma frequência e que, quem sabe, poderá ser uma tendência é o estilo retro anos 50, 60 e 70. É um estilo que parece ser influenciado pela série Mad Men, ainda que as lojas que têm aparecido não têm um estilo anos 50-70 puro. Combinam um estilo moderno com o estilo dos anos 50-70. Os melhores exemplos são: as novas lojas do McDonalds com madeira escura (ou avermelhada)e tons quentes laranja, vermelho e amarelo, e verde ao estilo anos 50-60; e a Pull and Bear, com decoração a lembrar os anos 60-70 com madeira e riscas vermelhas amarelas e azuis ao estilo anos 60-70.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.