Cafés, Padarias, Pastelarias

Quais as melhores cores para decorar uma pastelaria ou padaria

Tudo começa com a escolha das cores da decoração

A escolha das cores base para a decoração de uma pastelaria é o primeiro passo que deve ser dado.

Mesmo antes de escolher o estilo da decoração ou os materiais, tem que se escolher as cores.

Depois de escolher o conjunto de cores que vão estar presentes na decoração, o trabalho fica facilitado, e todos os equipamentos e objetos decorativos passam a ser escolhidos com base nas cores selecionadas.

Não tente inventar a roda

“Não tente inventar a roda”, deve ser das expressões que eu mais utilizo neste site, mas a verdade é que eu continuo a encontrar pessoas que pensam que para ganhar dinheiro é preciso criar uma loja completamente diferente de tudo o que já foi inventado até agora.

O negócio dos cafés, padarias ou confeitarias não é como o negócio das empresas tecnológicas ou de software. Não é possível ganhar dinheiro fazendo uma revolução.

Veja-se o caso da Starbucks, que é o caso de maior sucesso de uma cadeia de cafés. O criador da Starbucks foi passar férias a Itália. E ficou impressionado com os cafés italianos, com a bebida, mas também com a decoração das lojas. Então o que ele fez foi levar aquele estilo de decoração para os EUA. E foi um sucesso.

Só porque quer ter uma loja diferente das outras não tem que ser como a Disneyland

A maioria das pessoas que quer decorar uma loja, quer que a decoração seja diferente de todas as lojas da sua zona.

E fazem muito bem em querer isso, porque a decoração é dos principais fatores para diferenciar qualquer loja das outras. O problema é quando começam a criar um estilo próprio, mas sem coerência nenhuma. O resultado final é uma loja que parece um castelo da Disney.

A sua loja só tem que ser diferente das outras lojas da sua zona, mas pode e deve ser semelhante a outras lojas de sucesso de outras zonas, cidades ou países.

Quais as cores mais adequadas

As cores das decorações, tais como os estilos de decoração têm modas. O estilo da moda atual dá muita importância às cores mais suaves, às cores naturais. Tudo o que parece artificial e moderno está fora de moda.

Por isso as combinações que utilizam cores neutras (branco, preto, beges, castanho) são as mais adequadas.

Depois é possível juntar uma outra cor (ou tons de cores) não neutra.

Experimente juntar várias cores, por exemplo com pedaços de papel de cores, ou mesmo utilizando um software de imagem. Inclusivamente pode fazer isso num processador de texto. Depois é só ir fazendo várias misturas até ter um bom equilíbrio de cores.

No kit passo-a-passo Transforme o seu Café, Padaria ou Confeitaria, é fornecido um diagrama com as várias combinações de cores que já provaram dar bons resultados, mas se observar com atenção os bons exemplos de lojas em cidades ou países mais competitivos, você vai descobrir combinações de cores que funcionam.

Muitas vezes a cor não neutra que eu referi acima, é a cor do logótipo da marca. Se o logótipo da sua marca tiver uma cor forte, ou uma cor muito específica (por exemplo um tom de azul muito específico) você deve utilizar essa cor na decoração da loja, pois ajuda a reforçar a marca.

exemplo de melhores cores para decorar padaria e confeitaria
Esta padaria tem as cores neutras (branco, preto, bege, castanho) e uma outra cor, ou tom de cor. Neste caso vários tons de azul.

 

Cores mais arrojadas

É possível criar decoração de lojas com combinação de cores mais arrojadas. O efeito pode ser espetacular e muito marcante (os clientes vão ficar a falar da decoração da loja durante minutos). Só que é muito mais difícil de conseguir. E não é apenas por uma questão estética.

A escolha das cores é uma questão estética. Mas é também uma questão de psicologia. Há certas cores que são adequadas para determinados tipos de produtos, ou determinados níveis de preços, e há cores que são adequadas para determinados tipos de clientes.

Se uma loja tiver uma combinação de cores mais arrojadas, o efeito estético até pode ser muito positivo, mas pode afastar os clientes desejados ou dificultar a venda de certos produto.

É por isso que combinações de cores mais arrojadas só devem ser feitas depois de um estudo sobre o tipo de clientes, produtos e níveis de preços de uma loja.

Pastelaria
Veja-se o exemplo desta pastelaria / confeitaria. Tem uma combinação de cores arrojadas, porque a cor dominante não é uma cor neutra, mas sim o cor de rosa. O efeito estético é espetacular, mas só é adequado para um determinado tipo de cliente muito específico.