Cafés, Padarias, Pastelarias

Decorar um café, cafetaria, padaria ou pastelaria não tem que ser complicado

Você pode decorar um café tão bem como um decorador

Muitas pessoas pensam que para decorar um café é preciso contratar um decorador ou mesmo um arquiteto.

Se você quer decorar um café com uma decoração original, que mais ninguém tenha, então você vai precisar de um bom arquiteto. Só que a grande maioria das lojas não precisa de um arquiteto ou de um decorador.

Para quê tentar fazer uma decoração original, quando existem centenas de casos de boas decorações já feitas. E principalmente já existem casos de decorações que funcionam, que atraem clientes e que fazem os clientes comprar.

Para mim esta é uma das grandes diferenças entre os empresários de sucesso e aqueles que nunca o serão. Os empresários de sucesso não pensam em inventar tudo. Os empresários de sucesso pensam em ir buscar as melhores ideias de outros lados e juntar tudo.

Existem imagens de lojas que estão ultrapassadas e já não funcionam. Tiveram os seus dias de glória, mas o tempo passou e os gostos dos clientes mudaram. O que eles agora querem é muito diferente.

A questão é saber se queremos ficar com vendas reduzidas ou aumentar as vendas de forma extraordinária. E não estou a exagerar. Veja as fotos das pastelarias abaixo.

Qual delas é que venda mais (muito mais)?

foto artigo decorar café não é complicado

Mas como saber onde ir buscar as ideias? E como aproveitá-las?

A primeira vez que eu criei uma marca de lojas (no caso era uma loja de roupa), contratei um decorador para fazer a decoração da loja. E em vez de ficar com uma loja original, fiquei com uma loja igual a muitas outras, porque o decorador o que fez, foi inspirar-se nas lojas já existentes em Portugal. E ainda por cima com um custo elevado, pois os decoradores e arquitetos não se preocupam muito com os custos. Passados poucos anos, a decoração já estava ultrapassada.

Então da segunda vez que tive que renovar as lojas, eu próprio fiz a decoração. O que eu fiz foi ir aos EUA, que é o mercado mais avançado, e encontrei três cadeias de lojas (muito semelhantes entre si) que estavam a ter muito sucesso e eram do meu agrado, e copiei muitas das ideias de decoração que vi nessas três cadeias.

Fiquei com uma loja original, que mais ninguém tinha em Portugal. Claro que passados uns anos, as outras marcas começaram a copiar esse tipo de decoração. Só que eu já levava 3 a 4 anos de avanço.

Este é o método que eu uso para criar lojas, em todos os setores de atividade, para os lojistas meus clientes, e que fazem os clientes deles querer entrar, comprar e voltar.

Mas para quem nunca decorou uma loja, mesmo tendo uma outra loja para servir de inspiração, renovar uma loja pode ser complicado. Quais os passos que dou? O que é que decoro primeiro? Quais os materiais que vou usar? Onde vou comprar os equipamentos? E se forem muito caros? E claro, há muitos segredos que podem passar despercebidos.

Kit passo-a-passo “Transforme o seu café, padaria, ou confeitaria”

Este Kit é composto por 4 livros que explicam tudo o que fazer para criar uma padaria /confeitaria com uma imagem extraordinária.

Os 4 livros são:

  1. Decoração
  2. Exposição de produtos
  3. Marca e materiais gráficos
  4. Apresentação de produtos

Aqui fica o que você vai aprender no livro 1, sobre decoração:

  • O método mais simples para decorar ou redecorar uma loja.
  • Quais as combinações de cores que você nunca deve utilizar. Se você utilizar estas cores não vai conseguir destacar os seus bolos ou pães.
  • Onde obter imagens de outras lojas para inspiração, incluindo dois grandes diretórios de fotos de cafés, cafeterias, padarias e confeitarias, criados especialmente para este livro.
  • Muitas vezes é possível transformar a decoração de uma loja por completo, apenas pintando as cadeiras ou as mesas.
  • Como alterar os 7 elementos fundamentais de qualquer decoração: balcão, mesas e cadeiras, paredes, pavimento, armários e prateleiras, fachada, iluminação. Cada um destes elementos tem um capítulo próprio com explicação detalhado do que deve fazer (e também com o que não deve fazer) e os passos a seguir.
  • Especial destaque ao estilo vintage, que é o estilo que está na moda, e que todos os clientes procuram.
  • E muito mais…

Clique aqui para ver uma amostra do Livro 1 – Decoração

Ou se quiser saber mais sobre os outros livros:

Clique aqui para ver o kit: transforme a sua confeitaria, padaria, ou café