Cafés, Padarias, Pastelarias

Como decorar um café, cafeteria, padaria, ou confeitaria

Decorar um café não tem que ser assim

É curioso como podemos encontrar muitos bons exemplos de decoração de lojas de roupa ou de restaurantes, mas quando olhamos para a decoração da maioria dos cafés, ficamos desiludidos.

É que são todos parecidos e com uma decoração que não atrai os clientes.

Deixo aqui uma foto de um café típico português:

 

cafe-pastelaria_5041287ab5192

Concorda comigo, não concorda?

E então porque é que a maioria dos cafés têm uma decoração parecida com a de cima?

Existem razões económicas. Não há dinheiro para renovar os cafés.

Mas o problema é que mesmo os cafés novos que aparecem, têm uma decoração semelhante a esta. Por isso o problema é mais complexo. Na minha opinião, não se fazem boas decorações de cafés porque muitas pessoas acreditam que esta é a melhor maneira de decorar um café.

Só que estão erradas. A maioria dos cafés perdem dinheiro porque têm uma decoração como esta. Essa é a principal razão do insucesso da maioria dos cafés. Não é a situação económica do país.

A prova é que os cafés, confeitarias e padarias que têm boas decorações têm quase todos muitos clientes. E ainda por cima clientes com mais dinheiro para gastar.

como decorar um café, padaria ou pastelaria
Uma boa decoração de um café

Mas penso que você também já terá mais ou menos essa ideia, se não, não estaria à procura de ideias e conselhos para decorar um café.

Ótimo, você sabe que existe outro maneira de decorar um café que traz resultados extraordinários. Só que talvez acredite que é preciso contratar um arquiteto ou um decorador para fazer um projeto desses.

Mas a verdade é que não é. Se reparar nessas decorações de cafés de sucesso você vai ver que têm decorações muito simples.

Às vezes até pensamos: “que ideia mais engraçada e ainda por cima é tão simples”.

E é mesmo simples. O que se passa é que existe criatividade para criar aquela decoração.

Mas a criatividade no design e na decoração não é uma coisa muito complicada.

Na realidade já está quase tudo inventado. O que os designers fazem é inspirarem-se no passado ou noutros temas, utilizar materiais mais modernos, juntar tudo e criar um produto que parece completamente diferente, mas que na realidade não é.

E isso qualquer pessoa com ajuda e indicações pode fazer.

Ainda por cima muitos designers veem decorações nos países mais competitivos (Estados Unidos, Reino Unido, França, etc) e copiam as lojas. Podem não copiar a totalidade mas copiam parte.

Então porque é que não pode você fazer o mesmo?

Pode e deve. Se não o fizer alguém vai fazê-lo e esse alguém pode ser o seu concorrente do café ao lado.

Mas e se essa decoração for muito cara?

Vivemos num periodo que eu considero extraordinário e que talvez não volte a acontecer.

O que acontece é que a decoração de cafés, confeitarias e padarias, que está na moda é extremamente barata. Muito mais barata que a decoração que se usava nos anos 90.

E hoje em dia, pelo menos em Portugal, existem lojas de móveis com preços muito baratos.

Estão pois criadas as condições para que qualquer um, desde que tenha as indicações corretas, possa decorar ou redecorar um café muito facilmente, por pouco dinheiro e em pouco tempo.

O problema é que para quem não tem experiência em decorar lojas, pode ser muito difícil organizar a decoração.

Muitas vezes as pessoas enviam-me emails a perguntar quais os passos seguintes a dar. Quando já redecoramos lojas há vários anos, como é o meu caso, facilmente nos esquecemos de como nos parecia difícil no início. Ao fim de algum tempo vamos criando um método, tal como se fosse uma lista com os vários passos e tudo fica extremamente simples.

Mas isto é como tudo na vida, e na sua profissão acontece o mesmo. Coisas que para si são extremamente fáceis, para mim seriam um pesadelo. Por isso, é que quando tenho um problema, tento aprender com quem tem mais experiência e já resolveu esse problema muitas vezes.

Mas voltando à questão de como decorar um café, porque foi para isso que você começou a ler este artigo, vamos agora ver os “7 gigantes da decoração”

“Os 7 gigantes da decoração”

“Os 7 gigantes da decoração” foi um termo que eu criei para dar nome aos 7 elementos fundamentais de qualquer decoração de loja.

E quais são esses 7 elementos:

  1. Balcão
  2. Mesas e cadeiras
  3. Paredes
  4. Pavimento
  5. Armários e prateleiras
  6. Fachada
  7. Iluminação

Estes são os principais elementos de qualquer projeto para decorar um café, confeitaria ou padaria.

Vamos então analisar cada um deles.

1-Balcão

Se pensa que todos os balcões têm de ser iguais, está enganado. Não têm, nem devem ser iguais.

Num café ou pastelaria o balcão é muitas vezes o principal lugar para expor os produtos, e é junto ao balcão que os clientes passam mais tempo.

Por isso temos que ser diferentes.

Mesmo que você já tenha um balcão, é muito fácil transformar um balcão comum, num balcão original. E por muito pouco dinheiro.

 

2 – Mesas e Cadeiras

Esqueça o plástico. Mesas e cadeiras de plástico estão fora de moda.

O que está na moda são mesas e cadeiras em madeira, ou em madeira combinada com metal.

 

3 – Paredes

As paredes com espelhos estão fora de moda. Para além disso, dão muito trabalho a limpar.

A solução: paredes pintadas, paredes forradas a azulejos, ou paredes forradas a madeira.

 

4 – Pavimento

O pavimento é, dos 7 elementos, aquele que menos exigente é. A maioria das lojas já tem pavimentos aceitáveis. Mas se puder, opte pela madeira, ou imitação de madeira.

 

5 – Armários e Prateleiras

Todos os cafés devem ter armários ou prateleiras, mesmo que não sejam precisos para expor os produtos. Porquê? Porque servem para expor objetos de decoração.

Os objetos de decoração são os que vão fazer a diferença entre uma loja “sem sabor”, e uma loja espetacular que faz os clientes dizer “Uauu”.

Os armário e as prateleiras devem ser em madeira (preferencial), ou madeira e metal. Prateleiras de vidro estão fora de moda.

 

6 – Fachada

A fachada é um dos principais elementos da decoração de uma loja. A fachada por si só, consegue fazer com que os clientes ou queiram entrar na loja, ou queiram “fugir” da loja.

Invista algum dinheiro na fachada. Pelo menos mantenha a pintura sempre perfeita. Eu aconselho uma pintura uma vez por ano.

Os outros elementos importantes de uma fachada são o toldo e o letreiro. E as boas notícias é que fazer um bom letreiro pode ser muito barato, porque os letreiros simples estão na moda.

 

7 – Iluminação

Por ultimo, temos a iluminação.

Esqueça os tubos fluorescentes à vista. Os candeeiros da moda são os que estão pendurados por cabo. Deve prever a quantidade e qualidade de luz, veja este artigo que escrevi sobre a iluminação.