Cafés, Padarias, Pastelarias

10 Ideias para promover a sua padaria ou pastelaria

Com tempo e imaginação consegue-se promover uma padaria sem gastar muito dinheiro
Com tempo e imaginação consegue-se promover uma padaria sem gastar muito dinheiro

1 – Criar um blogue. Hoje em dia criar um blogue custa muito pouco. Pode utilizar um dos serviços gratuitos que existem, mas também, e por menos de 10 euros por mês, criar uma pagina do negócio com um blogue incluído. Utilizando programas gratuitos, como por exemplo o WordPress, poderá criar um site completo com informação geral sobre a empresa, contactos, e o blogue. A vantagem do blogue é que, em termos de pesquisa nos motores de busca, (pesquisa orgânica) é mais fácil surgir nas primeiras posições, do que um site simples. Pode também pedir o email dos visitante e enviar periodicamente os posts que coloca no blogue e outras promoções e informações. Lembre-se que neste negócio, mais importante que a descrição, são as imagens. Se não tiver hipótese de contratar um fotógrafo, perca algum tempo a aprender a tirar boas fotografias de bolos, ou pães.

2 – Oferecer bolos para eventos. Se na sua localidade costumam fazer eventos sociais, como por exemplo, encontros de beneficência, ofereça-se para fornecer os seus produtos em troca de colocar publicidade (por exemplo cartões de visita) junto à comida. Divulgue essa informação na sua loja, ou nas redes sociais. Os clientes valorizam os negócios que se preocupam com a sociedade.

3 – Organizar um workshop de culinária. Pode ser por exemplo: “como decorar um bolo”, ou “fazer sanduíches” utilizando os seus produtos. Estes workshops podem estar abertos a toda a gente, ou apenas a alguns dos seus clientes, através de convite.

4 – Oferecer amostras grátis. Se costuma fazer publicidade em jornais locais, pense na hipótese de oferecer produtos grátis, em vez de descontos. Pode oferecer, por exemplo, um bolo especifico a quem comprar um café, de maneira a promover esse bolo. Normalmente fica mais barato oferecer comida do que descontos. Pode também fazer estas campanhas através das redes sociais, ou flyers promocionais. Se tiver dias da semana com menos clientes, ofereça nos outros dias (mais fortes) vales com amostras grátis para utilizar nesses dias de vendas mais baixas.

5 – Fazer acordos com grandes empresas da zona. Muitas das grandes empresas fazem habitualmente reuniões de negócios ou de formação. Ofereça preços especiais para essas empresas, de forma a fornecer os seus produtos, e não se esqueça de colocar o seu nome nas embalagens (ou por exemplo guardanapos), com isso pode conseguir atrair esses clientes para o seu estabelecimento.

6 – Utilizar as redes sociais. Utilizar o Facebbok , Twitter, Pinterest e outras redes para promover os produtos. Não se esqueça que a imagem é o mais importante. Uma vez tirada a fotografia, poderá colocar nos seus posts nas redes sociais e no seu blogue sem grande perda de tempo. Se fizer bolos personalizados, tire uma fotografia e faça um post, e se o cliente autorizar ponha o nome do cliente no post (mesmo que seja só o primeiro nome). Os posts nas redes sociais funcionam melhor se forem escritos como se estivesse a contar uma história.

Uma fotografia perfeita de bolos, neste caso doughnuts
Uma fotografia perfeita de bolos, neste caso doughnuts

7 – Fazer parcerias com outras lojas da sua localidade. Pode, por exemplo, colocar amostras grátis de biscoitos noutras lojas (cabeleireiros, lojas de roupa, etc), para oferecer aos clientes dessas lojas.

8 – Decorar a montra da loja. Raramente as padarias ou pastelarias decoram as suas montras, mas é uma forma de chamar a atenção de quem passa na rua. Coloque prateleiras, ou expositores junto ao vidro da montra e decore com produtos e acessórios. Crie temas, por exemplo: dia de S. Valentim. Utilize os vidros para colocar cartazes em papel ou vinil, com mensagens ou desenhos.

Montra de pastelaria com tema de Natal
Montra de pastelaria com tema de primavera

9 – Decorar uma carrinha. Se tiver uma carrinha de serviço ou uma mota, decore-a com publicidade, mas seja criativo, seja ousado, seja diferente. Se ainda não tem a carrinha ou mota, pense em comprar uma que seja diferente. Por exemplo: uma carrinha antiga ou mota, e decore-a com um tema vintage. Para efeitos de imagem, é preferível gastar mais na decoração e menos no veiculo.

Uma carrinha decorada com logotipo de uma pastelaria
Uma carrinha decorada com logotipo de uma pastelaria

10 – Concursos. Faça concursos dentro da sua loja, de forma a atrair clientes e jornais locais. Por exemplo, crie um produto com um ingrediente secreto e desafie os seus clientes a adivinharem qual o produto secreto.

500% mais clientes em três meses.

Muitos lojistas perdem tempo e dinheiro à procura da maneira de conseguir promover a loja, que se esquecem do principal fator que faz os clientes entrarem numa loja: a imagem da loja.

Um bom logótipo, uma boa fachada, uma boa decoração e uma boa exposição dos produtos faz entrar mais clientes numa loja do que qualquer outro fator.

Pense no que fazem as grandes cadeias de lojas. Não estou a falar apenas das cadeias de confeitarias, padarias, mas todas as cadeias de loja. Criam uma imagem de loja e de produtos irresistíveis. Eles sabem que essa é a única maneira de conseguir diferenciar as lojas. Porque temos que ser realistas, tirando a imagem de uma padaria ou confeitaria, tudo o resto é muito parecido à primeira vista.

E mesmo que a sua padaria ou confeitaria tenha os melhores produtos e o atendimento mais simpático, se os clientes não entrarem nunca o saberão.

O Kit de transformação da imagem do seu café, padaria ou confeitaria, é o manual que já tem permitido que muitos cafés, padarias e confeitarias tenham mudado a imagem, de forma simples e gastando muito pouco dinheiro.

Neste manual você vai aprender como mudar a decoração da loja, a exposição dos produtos, logótipos, embalagens, e muito mais.

Todos os nossos clientes que mudaram a imagem da loja, conseguiram um aumento de vendas imediato. Em alguns casos conseguiram multiplicar as vendas por 6 vezes mais.

transforme o seu café saber mais