Cabeleireiros e Spas

Como aumentar as vendas de um cabeleireiro, salão de beleza, ou spa.

Como aumentar as vendas de um cabeleireiro ou salão de beleza

Gostava de aumentar as vendas do seu cabeleireiro, ou como se diz no Brasil, salão de beleza? Ou de um centro de estética, ou spa?

Otimo. Porque tenho boas notícias, e menos boas notícias.

As boas notícias é que só existem três maneiras de aumentar as vendas.

As menos boas notícias é que isso vai exigir algum trabalho. Mas nada que não se consiga. E eu vou dar uma ajuda a explicar como conseguir.

Tal como disse, só existem 3 maneiras de conseguir aumentar as vendas. E essas 3 maneiras são:

  • Aumentar o número de clientes.
  • Fazer com que cada cliente gaste mais cada vez que for ao seu cabeleireiro.
  • Fazer o cliente ir mais vezes ao cabeleireiro durante o ano.

Vamos então ver cada uma destas três maneiras.

1 – Aumentar o número de clientes.

Parece óbvio, e é a estratégia mais desejada pelos lojistas. Eu sei, porque quando me pedem ajuda para aumentar as vendas de um cabeleireiro, essa é a escolha.

“Gostava de ter mais clientes”, é a resposta que me dão, quando pergunto “Que ajuda é que precisa?”

E este é um dos caminhos a seguir, atrair mais clientes.

Não vou explicar como conseguir atrair mais clientes porque eu escrevi um post detalhado sobre o assunto.

Aqui fica o link:

Como atrair clientes para um cabeleireiro ou salão de beleza

2 – Cada cliente gaste mais

A nossa segunda opção para aumentar as vendas de um cabeleireiro, é fazer com que cada cliente gaste mais dinheiro cada vez que vai ao seu cabeleireiro.

E quando eu digo cabeleireiro estou também a falar para quem tem uma spa, salão de beleza, ou centro de estética. Porque na realidade são negócios muito parecidos. E a maneira de aumentar as vendas é igual.

Se a opção de aumentar o número de clientes parece atrativa para a maioria dos lojistas, esta nem tanto.

Mas estão errados. Aumentar o valor que os clientes gastam não é tão difícil como parece.

O que me dizem quando eu sugiro isto é, “os clientes não querem gastar mais dinheiro.”

Mas deixe-me que lhe diga que há uma diferença muito grande entre o que os clientes dizem, e o que os clientes querem fazer.

O negócio da beleza é um negócio muito importante para as pessoas, porque a beleza faz aumentar a felicidade dos clientes.

Quando uma mulher, ou um homem (sim, porque a beleza é tão importante para os homens como para as mulheres – eu sei porque sou homem), se sente mais atraente e mais bonito, sente-se mais feliz. O que significa que se você conseguir fazer a pessoa sentir-se mais bela, você está a contribuir para a felicidade dela.

Mas como é que você pode fazer a pessoas sentirem-se mais felizes?

Fazendo com que essa pessoa utilize mais serviços da sua loja do que atualmente está a fazer.

Se a cliente veio para apenas cortar o cabelo, mas acabou por arranjar as unhas, ela sai mais feliz, porque sai mais bonita.

Por isso, pare de ter medo de vender mais serviços. Não tenha medo. Não deve ser você a olhar pelo dinheiro dos seus clientes. Isso é trabalho deles. E os clientes sabem o que devem fazer ao dinheiro.

A maioria das pessoas não sabe o quanto vai melhorar se fizer um serviço mais. Só saberá depois de fazer. E vai acabar por lhe agradecer quando vir os resultados.

Já sabe. Veja se consegue vender mais serviços ou produtos.

Outra forma de conseguir aumentar as vendas por cada cliente é aumentar os preços.

Eu sei que todos os lojistas têm medo de aumentar os preços. Pensam sempre que vão perder os clientes todos. Mas isso nunca acontece.

Você deve ter um preço que seja adequado ao seu serviço. Se você está a dar um excelente serviço, e os clientes gostam, você deve ir aumentando os preços.

Se tiver receio, comece por aumentar o preço de um serviço só, e veja o que acontece.

3 – O cliente ir mais vezes por ano.

Todos nós somos um pouco preguiçosos e esquecidos. Podemos precisar de cortar o cabelo, mas vamos adiando até o cabelo estar mesmo grande e com muito mau aspeto.

Por isso, você tem que dar um pequeno toque, uma pequena ajuda, para que as pessoas não continuem a adiar o que precisam de fazer. Se você conseguir que as pessoas voltem ao seu cabeleireiro quando precisam, e não quando lhes apetece, você está a fazer um favor a essas pessoas. Você está a fazer com que as pessoas estejam mais atraentes durante mais tempo.

E como conseguir que isto aconteça?

Você tem duas hipóteses, ou convence as pessoas a marcar a próxima visita quando estiverem a pagar, ou você consegue o contacto dos clientes (telefone, email, ou morada) e contacta os clientes quando chegar à altura certa.

Como vê não é muito difícil aumentar as vendas de um cabeleireiro. Exige trabalho, mas muitas vezes só dá trabalho da primeira vez. Depois disso, você pode criar um sistema quase automático que faz tudo sozinho.