Comércio em Geral

Como lidar com clientes sempre insatisfeitos

Os clientes sempre insatisfeitos criam mau ambiente entre os seus empregados, e podem influenciar os outros clientes que estejam a utilizar o seu estabelecimento na mesma altura.
Os clientes sempre insatisfeitos criam mau ambiente entre os seus empregados, e podem influenciar os outros clientes que estejam a utilizar o seu estabelecimento na mesma altura.

Um erro muito frequente é dedicarmos grande parte do nosso tempo e recursos a atender aqueles clientes que nunca estão satisfeitos, que reclamam, que querem descontos, que querem a entrega para ontem.

Estes são os clientes que compram quase sempre pelo preço, e que exigem um esforço de atendimento muito para além do de benefício que trazem para a empresa.

Não estamos a falar dos clientes que a determinada altura tiveram uma má experiência com a nossa empresa.

Esses podem e devem ser mantidos, pois se conseguirmos resolver o problema, podemos criar um cliente para toda a vida, e que seja um promotor da nossa empresa, através do “passa palavra”.

Os clientes sempre insatisfeitos criam uma constante “chantagem” de que vão mudar de fornecedor, ou vão reclamar às autoridades económicas, ou que estão sempre a pedir desconto, ou mais produtos e serviços sem pagar mais por isso.

Criam mau ambiente entre os seus empregados, e podem influenciar os outros clientes que estejam a utilizar o seu estabelecimento na mesma altura.

E se tomássemos a decisão de deixar o melhor do nosso trabalho para aqueles que nunca reclamam, que esperam pacientemente. Muitas vezes, sem darmos por isso estamos a dedicar muito pouco tempo e recursos àqueles que são os melhores clientes.

Mesmo que não possa prescindir desses clientes sempre insatisfeitos, melhore o atendimento àqueles que gostam do seu produto ou serviço.

Em pouco tempo terá um conjunto de clientes com quem sentirá prazer em trabalhar.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.