Uma leitora perguntou-me:
Como vender a adolescentes?
Acho ótimo que esta leitora esteja a pensar vender a adolescentes. Os adolescentes, apesar de não terem muito dinheiro, gostam de comprar. E se conseguirmos tocar nos pontos certos, os adolescentes mudam de outras marcas para a nossa marca com facilidade.
Existem 3 estratégias para vender a adolescentes:
1 – Mais automatização e menos contacto humano (em lojas físicas)
Os adolescentes não gostam de contactar com vendedores. Eles gostam de escolher, experimentar e pagar sem o apoio de vendedores.
Há lojas que sabem disto. Veja o caso do McDonalds. Quase não há contacto com os vendedores. E os adolescentes adoram.
Pergunte, a familiares seus que sejam adolescentes, se eles gostam de ser atendidos por vendedores. A resposta que vai ouvir é quase sempre: não.
Seja qual for o seu tipo de loja, se quer vender a adolescentes, os seus vendedores devem falar o mínimo possível com os clientes – basta um “bom dia”, e um “obrigado”.
2 – Novidade
Há um tipo de adolescentes que gosta de novidade. São aqueles adolescentes que gostam de ser diferentes, e que gostam de “espalhar” as novidades pelos amigos.
Com esta estratégia, a maneira de você promover o seu negócio é:
“Esta loja é nova e é diferente.”
Se você tem uma loja física que seja diferente e que consiga apelar aos jovens, é só uma questão de conseguir que alguns comprem. Depois, serão eles próprios a “espalhar” a novidade.
3 – Popular
Depois há um outro tipo de adolescente, que gosta de ser como a maioria dos outros. Não gostam de ser diferentes, e escolhem o que acham que os outros também gostam.
Com esta estratégia, você tem que promover o seu negócio com esta ideia:
“Somos a loja mais popular, todos os adolescentes gostam disto”
Promova sempre a sua loja com a ideia de que a loja e os produtos que vende são os mais populares. Não tenha medo de dizer: “este é o (produto) que todos querem.”
Qual a melhor estratégia?
Se você tem uma loja física, aplique a primeira estratégia (sempre), e depois escolha a estratégia 2 ou 3 (nunca as duas ao mesmo tempo).
Se você tem uma loja virtual, escolha entre as estratégias 2 ou 3 (nunca as duas).
Quer aprender mais sobre este tema?
Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.
Gostou deste artigo?
Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.
E ainda recebe um livro grátis.