Cafés, Padarias, Pastelarias

Como apresentar um produto novo numa padaria ou pastelaria

Os clientes gostam que de vez em quando, tenham produtos novos para experimentar.

Apresentar produtos novos faz com que a sua loja seja vista como dinâmica e inovadora. Mas no entanto, a maioria das lojas apresenta os produtos novos sem grande impacto.

Apenas põem os produtos na prateleira ou balcão, e depois esperam que os clientes reparem nos produtos. E assim perdem uma oportunidade de criarem um forte impacto.

Quase nenhumas padaria /pastelarias fazem uma apresentação de produtos novos. Por isso, se você o fizer na sua loja, irá ter uma enorme vantagem.

Aqui ficam alguns conselhos para apresentar novos produtos para uma padaria ou pastelaria.

Dar um nome apelativo ao produto

Antes de passarmos à apresentação, é importante você dar um nome apelativo ao seu produto, seja ele um bolo, um pão, ou outro.

Dar um nome a um produto tem duas vantagens:

  • Serve para distinguir dos outros produtos. Esta é uma vantagem óbvia. Um produto com um nome é mais fácil para os clientes pedirem. E é mais fácil para os seus empregados sugerirem aos clientes.
  • Valoriza o produto. Ter um nome especial faz com que o produto pareça mais valiosos do que é realmente.

Há muitas formas de dar nomes aos produtos. Alguns produtos novos já terão um nome porque não são produtos originais (existem noutros lados). Mas nos outros casos, aqui ficam duas sugestões:

  • Ingredientes. Esta é a mais utilizada, ainda que não seja a que eu prefiro. Ou seja, você dá o nome baseado num ou vários ingredientes do produto. Por exemplo: pão de canela, tarte de mirtilho, etc
  • Regiões. Podem ser cidades, países, ou regiões de países. Por exemplo: bolo dinamarquês, salada Texas, pão mediterrânico, etc.

Diga a(s) palavra(s) mais importantes

Muitas empresas lançam produtos novos, fazem uma boa apresentação, por vezes até fazem uma campanha publicitária, mas depois esquecem-se das palavras mais importantes. E as palavras importantes são: “novo” ou “novidade”. Novo e novidade são das palavras que mais impacto têm no marketing de qualquer empresa. Quando os clientes vêem uma dessas palavras ficam com curiosidade e reparam.

E para além disso, se você não disser nada, muitas pessoas nem sequer vão reparar que você tem produtos novos. E mesmo que os seus empregados chamem a atenção dos clientes para os produtos novos, o impacto é muito menor do que as palavras escritas.

Por isso, escreva uma destas palavras num local visível. Mais à frente iremos ver os locais e meios para colocar estas palavras.

Mostrar a novidade no exterior

O interior da loja é importante para mostrar os produtos novos, mas a apresentação deve começar ainda no exterior. E isso tem duas vantagens:

  • Chama a atenção de pessoas que não são clientes habituais da loja, e que podem se interessar pelas novidades. Assim, pode conquistar novos clientes, ou recuperar clientes não fieis.
  • Faz o cliente habitual começar a reparar no produto. E quanto mais vezes um cliente estiver em contacto com uma mensagem, maior a probabilidade de comprar. É por isso que a maior parte dos anúncios da TV passam duas vezes quase de seguida.

Para mostrar a novidade a partir do exterior você tem duas hipóteses:

  • Montra exterior — ou seja uma vitrine junto ao vidro onde possa mostrar os produtos novos.
  • Cartaz no vidro — esta é a solução mais fácil para a maioria das lojas, pois poucas têm vitrine exterior.
Este exemplo não é de um produto novo. Mas é um bom exemplo de montra e cartaz de um produto. Não se esqueça de escrever novo ou novidade no cartaz.

Mostrar a novidade no balcão

Agora passamos à parte que talvez seja a mais importante. Ou seja, o balcão que é onde os produtos para venda vão estar expostos.

Devemos ter em atenção dois aspetos: a iluminação e a disposição dos produtos.

Utilize os pequenos letreiros para indicar que os produtos são novos.

Iluminação

Os olhos das pessoas tendem a olhar para onde há mais luz. Isso significa que uma forma de destacar os produtos novos, é iluminar mais esses produtos que os outros.

Existem muitas soluções de iluminação que podem ser aplicada num balcão. Há até soluções que não precisam de instalação elétrica. São pequenos projetores LED que funcionam a pilhas e que têm um consumo de energia muito baixo.

projetor led a pilhas

Destaque de um produto

Uma das formas de mostrar os produtos novos é fazendo o destaque individual de um produto. É como as lojas de produtos de luxo fazem. Colocam um produto separado dos outros e com espaço livre à volta do produto.

Veja estes exemplos:

Repetição do produto

Outra forma de chamar a atenção para os produtos novos é mostrando muitos produtos semelhantes de forma a que ocupem um grande espaço. Esta é uma solução boa para quem tem muito espaço disponível, e também no caso dos produtos serem de pequena dimensão.

Alguns exemplos:

Onde obter mais ideias

Não há muitos exemplos de padarias ou confeitarias a fazer lançamentos de novos produtos. Mas há um setor muito semelhante que é especialista em lançar produtos novos. Estou a falar dos restaurantes de fast-food. Estude os exemplos do McDonalds e do Burguer King, e vai encotrar muitas ideias de como promover produtos novos.