Cabeleireiros e Spas

Ideias para decorar um cabeleireiro ou salão de beleza

Se fizer uma visita aos cabeleireiros da sua cidade, vai ficar surpreendido pelo facto de todos eles parecerem iguais uns aos outros. E no entanto existem centenas de exemplos de cabeleireiros originais, pelo que decorar um cabeleireiro não precisa de ser aborrecido.

Áreas de um cabeleireiro

Um cabeleireiro tem, de forma geral, as seguintes áreas:

  • Receção
  • Área de venda de produtos complementares (champô, perfume, etc). Muitas vezes esta área está na receção.
  • Zona de espera, com cadeiras ou sofás para os clientes esperarem para serem atendidos, ou para os acompanhantes.
  • Área de cabeleireiro. Esta é a área principal onde se lavam, cortam e penteiam os clientes.
  • Salas para serviços específicos. No caso de os cabeleireiros terem serviços de estética, devem ter salas privadas para atender os clientes.
  • Área de trabalho e de armazenagem. É a zona onde se guardam alguns produtos, onde se prepararam as tintas e outros produtos. É uma zona onde o público não tem acesso.

Nos cabeleireiros pequenos, algumas destas áreas estão todas juntos, pelo que é difícil fazer uma separação.

Regras para decorar um cabeleireiro

  1. Toda a decoração do cabeleireiro deve ser a pensar no cliente. Esta é a principal regra, e no entanto 9 em cada 10 cabeleireiros não a respeitam. Por isso se você respeitar esta regra, fará parte dos dez por cento de negócios que pensam nos clientes quando estão a decorar um cabeleireiro.
  2. Exceto o espaço de armazém onde só os seus empregados têm acesso, todos os outros espaços devem ser pensados no conforto dos clientes e ter um design atrativo. Só depois é que vêm os interesses dos empregados. Apesar dos clientes só passarem alguns minutos na loja, e os empregados passarem várias horas, o cliente está primeiro, pois são eles que pagam as despesas.
  3. Não é uma regra, mas uma tendência. A zona de corte deve estar o mais “clean” possível. Não devem ser visíveis os instrumentos (secadores, tesouras, pentes, etc). O ideal é que a zona para que o cliente olha quando está a ser penteado tenha apenas o espelho e nada mais. Cada empregado tem um carrinho com os instrumentos, que leva para junto da cadeira do cliente.
    Ideias para decorar um cabeleireiro
    Exemplo para decorar um cabeleireiro minimalista. À frente da cadeira apenas existe um espelho e nada mais.

     

  4. A área de venda de produtos complementares deve ser decorada de forma a vender. Na maioria dos cabeleireiros os produtos estão escondidos e pouco visíveis. Para aprender a expor estes produtos, visite perfumarias e aprenda com eles.

Estilos mais utilizados para decorar um cabeleireiro

1- Estilo Vintage

O estilo Vintage vai buscar inspiração à primeira metade do século XX.

Exemplos de cabeleireiros Vintage.

2- Estilo Luxo

O estilo luxuoso utiliza materiais nobres.

Exemplos de cabeleireiros com estilo luxo

3- Estilo moderno

Exemplos para decorar um cabeleireiro moderno:

4- Estilo Minimalista

O estilo minimalista é um caso particular do estilo moderno. Neste caso a decoração é mínima.

Exemplo:

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.