Cabeleireiros e Spas

Como transformar um cabeleireiro ou salão de beleza num negócio extraordinário

Você só precisa de libertar o potencial

Se você é como a maioria dos donos de um salão de beleza, você tem um potencial enorme para transformar o seu negócio.

A sério. A grande maioria das donas de salões de beleza (são quase sempre mulheres), têm qualidades que fazem com que seja muito mais simples ter sucesso.

Eu explico. As pessoas que abrem um salão de beleza, cabeleireiro, centro de estética, spa, ou outro negócio do mesmo tipo, sabem um segredo que os outros negócios não sabem.

E esse segredo é: o mais importante no negócio é fazer com que os nossos clientes se sintam melhor, se sintam mais belos, mais atraentes, mais jovens, ou com mais sucesso.

A razão porque você decidiu ser cabeleireiro ou cabeleireira, é porque você sabia que uma pessoa bem arranjada, com um bom penteado, umas boas unhas ou uma boa pele, é uma pessoa mais feliz e mais apreciada. E você queria que as outras pessoas também conhecessem essa sensação.

A técnica não é tudo

O problema começa quando as pessoas vão para as escolas de cabeleireiros.

Existem excelentes escolas para cabeleireiros e esteticistas. E não há dúvida que é fundamental que você e os seus empregados dominem todas as técnicas de cabeleireiro.

Mas como as escolas de cabeleireiros dão pouca, ou nenhuma, importância aos outros aspetos do negócio, quando as pessoas abrem um negócio não sabem o que fazer. E os outros aspetos são por exemplo, decorar uma loja, atrair clientes, fidelizar clientes, etc.

Copiar os outros pode ser um desastre.

Como não sabem o que fazer, as pessoas copiam os outros cabeleireiros, ou então aconselham-se com quem vende os equipamentos para cabeleireiros.

E assim começam as dificuldades.

A maioria dos salões de beleza não têm uma imagem apelativa, o que significa que se você copiar essas lojas, ficará com uma má loja.

E por outro lado, as empresas que vendem equipamentos para cabeleireiros podem perceber muito de equipamentos, mas não percebem da parte da imagem.

Recupere o seu objetivo

O primeiro passo é você recuperar o objetivo que a levou a ir para este negócio. Ou seja, dar a oportunidade aos seus clientes de se sentirem mais atraentes.

Você vai ver que quando o conseguir, não vai ter problemas com dinheiro. Se os seus clientes se sentirem bem, estarão dispostos a pagar mais pelos seus serviços, virão mais vezes, utilizarão mais serviços, e recomendarão a sua loja aos amigos e familiares.

Mas então como fazer?

Agora é preciso passar das ideias à ação. Porque não é só desejando que os clientes se sintam melhor que o negócio vai crescer.

Agora você tem que dar os passos seguintes. E esses passos são simples.

Vai exigir trabalho e determinação, mas se você tiver um ideia do que quer fazer, isso não será complicado.

E quais os passos?

1 – Melhorar a imagem da loja

Em primeiro lugar, você tem que melhorar a imagem da sua loja.

Melhorar a imagem da loja tem muitas vantagens. Entre elas está o facto de um boa imagem fazer com que os clientes reparem mais na loja, e sintam vontade de entrar.

Outra das vantagens é que os clientes sentem-se melhor numa loja com boa imagem, e valorizam mais os serviços.

Pode parecer um pouco estranho, mas o que acontece é que os seus clientes vão achar que os penteados, por exemplo, estão mais bem feitos, se estiverem numa loja com boa imagem.

como transformar cabeleireiro ou salão de beleza antes depois

2 – Atrair mais clientes

Se você não conseguir atrair novos clientes para a loja, nunca terá oportunidade para lhes mostrar que o seu salão de beleza é melhor que os outros.

Por isso, você tem que atrair novos clientes o mais depressa possível.

Eu escrevi um artigo detalhado sobre como conseguir atrair mais clientes. Leia o artigo aqui:

Como atrair clientes para um cabeleireiro ou salão de beleza.

3 – Fazer com que os clientes gastem mais dinheiro

Tal como eu disse, se você conseguir fazer com que os seus clientes se sintam melhor, eles vão querer gastar mais dinheiro na sua loja.

Para aprender como aumentar as vendas, leia este artigo:

Como aumentar as vendas de um cabeleireiro ou salão de beleza

Seja determinada

Você tem os meios para conseguir um negócio extraordinário.

Seja determinada. Seja ativa.

Eu já ajudei muitos cabeleireiros a passarem de situações muito difíceis para um enorme sucesso em pouco tempo.

Hoje em dia, tudo acontece muito mais depressa. Mas claro, as coisas não acontecem por acaso. A sorte só beneficia quem a procurar.

Vamos criar um negócio extraordinário?