Comércio em Geral, Comércio Online

Como ganhar coragem para empreender

Há pessoas que nasceram para empreender, e há outras que nasceram para trabalhar para outras pessoas.

E não há mal nenhum em nenhuma delas.

O mundo precisa de empreendedores. Mas também precisa de empregados que ajudem quem quer empreender a conseguir resultados.

E também nada indica que um será mais feliz que o outro. É possível ser feliz a empreender, mas também é possível ser feliz com um emprego.

Já quanto ao dinheiro…

As estatísticas dizem que é mais fácil ser rico com um negócio próprio do que a trabalhar para os outros. Como diz o ditado português:

Nunca ninguém ficou rico a trabalhar para os outros.

Talvez não seja completamente verdade, mas a probabilidade é muito menor.

Quando queremos empreender, ou seja, quando queremos começar um negócio, abrir uma nova loja, ou fazer um grande investimento, precisamos quase sempre de um empurrão.

É então que pedimos a opinião de outras pessoas

O problema é saber a quem perguntar.

E é aqui que muitas vezes os empreendedores desistem, porque cometem o erro de pedir a opinião de amigos (ou familiares) que nunca foram empreendedores, nem nunca serão.

Mas a mentalidade de quem tem um emprego e nunca deixará de ter um emprego é completamente diferente de nós, que somos empreendedores.

Essas pessoas não vêem o mundo como nós.

Para elas a segurança é fundamental. Evitam problemas e preferem um salário fixo. Mesmo que seja baixo.

Devemos tentar ouvir aqueles que já empreenderam, e tiveram algum sucesso. Apresentar-lhes o projeto, e pedir opinião.

Essas pessoas, se forem verdadeiras, nunca irão dizer: “avance sem medo”. Porque eles sabem que não existe garantia de sucesso. Mas poderão indicar caminhos, partilhar experiências.

No final de você falar com essas pessoas, vai continuar com algum receio. Mas se você estiver com vontade de avançar, é porque está pronto para avançar.

Ter medo e dúvidas é normal.

Só os loucos é que não têm medo de se meterem num projeto novo. Mas deixe-me dar-lhe uma estatística, e partilhar a minha (já longa) experiência a empreender.

Fizeram um estudo, e descobriram que os empresário têm mais sucesso quando falharam no projeto anterior. E falham muito mais vezes, quando começam um novo projeto, depois de ter tido sucesso.

E a razão tem a ver com o receio. Quando não temos dúvidas, tendemos a desleixar-nos, a facilitar, e a cometer erros. Parece que temos a certeza do que vai acontecer. Mas a realidade pode ser injusta. E quando percebemos o que realemente se está a passar, já é tarde demais.

Quando temos duvidas, preparamo-nos melhor. Estamos preparados para os problemas. Queremos aprender. Não temos um projeto completamente fixo. Se as coisas não correrem bem logo de início, já estávamos preparados. E vamos à procura das soluções com a humildade de quem quer aprender.

Comigo foi sempre assim. Os meus melhores projetos aconteceram depois de falhanços. E o meu pior projeto, aconteceu depois de um enorme sucesso.

Você tem medo. Tem dúvidas.

Mas quando começar você vai ter que encontrar o caminho. Depois de estar lá dentro, você vai ter que encontrar a saída. E é aí que vai aparecer o melhor de si.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.