Se eu tivesse que escolher a melhor rede social para quem tem uma loja, eu escolheria o Pinterest. Não há melhor rede social para vender produtos pela internet.
O que é o Pinterest?
Para quem não conhece, o Pinterest é uma rede social que permite guardar imagens que podem ficar acessíveis a quem quiser ver.
Para melhor perceber o que é o Pinterest, ele é como uma versão digital dos quadros de parede onde se afixam fotos.
Antigamente, costumava-se afixar nestes quadros: fotos, recortes de jornais ou revistas, desenhos, etc. Agora imagine passar esse quadro para o mundo digital, e tornar acessível a todo o mundo. Isso é o Pinterest.
O Pinterest tem muitas vantagens em relação ao Facebook e Instagram:
- Não há prioridade a quem faz publicidade. Enquanto no Facebook e Instagram, há mais destaque a quem quer pagar publicidade, no Pinterest não.
- O principal é a imagem. Quase não há texto. Não há distrações. Assim, as pessoas só olham para as imagens.
- Não é preciso estar sempre a postar. Porque ao contrário do Facebook e Instagram em que é preciso estar sempre a postar para aparecer no feed, no Pinterest não é assim. As imagens mais antigas têm tanta visibilidade como as mais recentes.
Se ainda não conhece o Pinterest, dê uma olhada. Faça pesquisa de palavras iguais aos produtos (ou serviços) que você vende, e aprenda o que outras marcas já estão a fazer.
Como é que o Pinterest pode ajudar a vender
É muito simples você pôr o Pinterest a vender por si.
Se você tem uma loja virtual, basta você guardar as fotos dos produtos nos álbuns.
Mas tenha o cuidado para fazer isso diretamente a partir do seu site. E isso é muito simples. Basta você instalar a aplicação (gratuita) do Pinterest no seu browser, e depois é só clicar no botão direito do rato e fazer o Pin da foto. Escolha o álbum onde quer guardar. Escreva uma descrição apelativa e que ajude a que a foto seja encontrada. E já está.
Quando alguém clicar na foto, essa pessoa será direcionada para o seu site onde pode comprar o produto que você vende.
Mas mesmo que você não tenha uma loja virtual, você também pode beneficiar desta maravilhosa rede social.
Basta carregar diretamente as fotos a partir do seu computador ou smartphone. Essas fotos ficam acessíveis para milhões de pessoas.
E não se esqueça de incluir uma descrição que ajude as pessoas a encontrar o seu negócio (uma vez que você não tem site). Pode ser, por exemplo, a morada da sua loja.
É o complemento certo para o Etsy.
E no caso de você vender no Etsy, então você tem que estar mesmo no Pinterest. Não há melhor complemento.
Dicas para utilizar o Pinterest com sucesso
- Utilize apenas fotos de qualidade e atraentes.
- Faça uma descrição apelativa. Primeiro as pessoas olham para a foto. Mas depois lêem o que está na descrição.
- Inclua na descrição o nome dos produtos ou serviços que está a vender. Só assim é que a sua foto vai ser descoberta por quem pesquisa produtos iguais aos que você vende.
Quer aprender mais sobre este tema?
Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.
Gostou deste artigo?
Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.
E ainda recebe um livro grátis.