Comércio em Geral, Comércio Online

Como usar o Pinterest para vender produtos pela internet

Se eu tivesse que escolher a melhor rede social para quem tem uma loja, eu escolheria o Pinterest. Não há melhor rede social para vender produtos pela internet.

O que é o Pinterest?

Para quem não conhece, o Pinterest é uma rede social que permite guardar imagens que podem ficar acessíveis a quem quiser ver.

Para melhor perceber o que é o Pinterest, ele é como uma versão digital dos quadros de parede onde se afixam fotos.

Antigamente, costumava-se afixar nestes quadros: fotos, recortes de jornais ou revistas, desenhos, etc. Agora imagine passar esse quadro para o mundo digital, e tornar acessível a todo o mundo. Isso é o Pinterest.

O Pinterest é como um quadro de afixar fotos e recortes. Imagem de um quadro antigo

O Pinterest tem muitas vantagens em relação ao Facebook e Instagram:

  • Não há prioridade a quem faz publicidade. Enquanto no Facebook e Instagram, há mais destaque a quem quer pagar publicidade, no Pinterest não.
  • O principal é a imagem. Quase não há texto. Não há distrações. Assim, as pessoas só olham para as imagens.
  • Não é preciso estar sempre a postar. Porque ao contrário do Facebook e Instagram em que é preciso estar sempre a postar para aparecer no feed, no Pinterest não é assim. As imagens mais antigas têm tanta visibilidade como as mais recentes.

Se ainda não conhece o Pinterest, dê uma olhada. Faça pesquisa de palavras iguais aos produtos (ou serviços) que você vende, e aprenda o que outras marcas já estão a fazer.

Como é que o Pinterest pode ajudar a vender

É muito simples você pôr o Pinterest a vender por si.

Se você tem uma loja virtual, basta você guardar as fotos dos produtos nos álbuns.

Mas tenha o cuidado para fazer isso diretamente a partir do seu site. E isso é muito simples. Basta você instalar a aplicação (gratuita) do Pinterest no seu browser, e depois é só clicar no botão direito do rato e fazer o Pin da foto. Escolha o álbum onde quer guardar. Escreva uma descrição apelativa e que ajude a que a foto seja encontrada. E já está.

Quando alguém clicar na foto, essa pessoa será direcionada para o seu site onde pode comprar o produto que você vende.

Mas mesmo que você não tenha uma loja virtual, você também pode beneficiar desta maravilhosa rede social.

Basta carregar diretamente as fotos a partir do seu computador ou smartphone. Essas fotos ficam acessíveis para milhões de pessoas.

E não se esqueça de incluir uma descrição que ajude as pessoas a encontrar o seu negócio (uma vez que você não tem site). Pode ser, por exemplo, a morada da sua loja.

É o complemento certo para o Etsy.

E no caso de você vender no Etsy, então você tem que estar mesmo no Pinterest. Não há melhor complemento.

Dicas para utilizar o Pinterest com sucesso

  • Utilize apenas fotos de qualidade e atraentes.
  • Faça uma descrição apelativa. Primeiro as pessoas olham para a foto. Mas depois lêem o que está na descrição.
  • Inclua na descrição o nome dos produtos ou serviços que está a vender. Só assim é que a sua foto vai ser descoberta por quem pesquisa produtos iguais aos que você vende.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.