Venda Otimizada

Ideias, cursos e manuais para ter uma loja de sucesso

Como melhorar uma loja virtual 3ª Lição

A listagem dos produtos.

A página da listagem dos produtos, ou “product list”, é a página que tem várias fotos de produtos lado a lado. Como este exemplo:

A listagem dos produtos deve ser uma página muito simples.

Neste momento só lhe interessa que o cliente faça uma de duas coisas:

  • Veja as imagens dos produtos, e os preços, e depois clique num dos produtos para ver melhor e comprar ou;
  • Se quiser ver outra categoria de produtos (família), ou uma subcategoria (sub-família), poder clicar para essa categoria sem sair desta página.

O que você não quer é que o cliente fuja.

Mas eu vejo muitas lojas virtuais a cometer grandes erros na listagem de produtos.

Quais os erros a não cometer na listagem de produtos

1 – Imagens com estilo diferente.

Nesta fase, o cliente só deve estar focado no seu produto. E uma das coisas que mais confunde o cliente é ter imagens de estilo diferente lado a lado.

Para além de dificultar a escolha, o cliente fica com a ideia de que as fotos foram sendo coladas à sorte, sem nenhum critério.

E o que é que eu quero dizer por estilo de imagem?

Numa loja de roupa, por exemplo, é ter fotos onde só está o produto, outras fotos onde o produto está vestido em manequins, e outra onde está vestido em pessoas.

Ou numa loja de bicicletas, por exemplo, é ter algumas fotos em que só aparece a bicicleta (sem fundo), e outras onde está uma bicicleta numa rua, com uma paisagem e pessoas.

Os produtos ficam pouco apelativos, o cliente tem dificuldade em escolher, e dá provas de falta de profissionalismo da empresa.

2 – Falta de menus adequados

Os menus da página de listagem de produtos, servem para o cliente escolher as categorias e subcategorias de produtos, mas também para poder escolher certas caraterísticas do produto, os chamados atributos.

Portanto, na realidade pode haver dois tipos de menus, as categorias e os atributos.

Um erro que eu vejo, é quando existem categorias, ou subcategorias, que não têm quase nenhuns produtos.

Vamos imaginar que, numa loja de roupa, existe a categoria de t-shirts, e depois existe a sub categoria de t-shirts de manga curta e t-shirts de manga comprida.

Só que na subcategoria de t-shirts de manga comprida, só existem 2 produtos.

O cliente que selecionar a subcategoria de t-shirts de manga comprida só vai ver 2 produtos. Ele vai ficar com uma má impressão da loja. Vai parecer que não existe escolha.

Neste caso, seria melhor só ter a categoria t-shirts, sem nenhuma subcategoria.

E claro, depois existe o problema oposto. A loja tem centenas de produtos de uma categoria, e isso torna complicado para o cliente escolher. Se uma categoria tiver muitos produtos, tente, se possível, dividi-la em mais subcategorias.

3 – Falta de preços

Na página inicial, pode ser vantajoso não ter os preço. Mas claro, você deve testar as duas hipóteses, e ver qual a melhor para o seu caso. Não existe uma resposta correta. A melhor solução depende de cada caso.

Mas na página de listagem de produtos, é fundamental que esteja o preço de cada produto.

Se o preço não estiver visível, o cliente vai ter que entrar na página de cada produto para ver o preço. Ao fim de algum tempo ele vai-se cansar.

Como melhorar esta página?

Em primeiro lugar, você tem que corrigir os três problemas que eu falei, caso eles existam.

Mas há um outro conselho que eu quero dar.

Se o nome do produto for visível nesta página, dê uma nome adequado ao produto.

Um bom nome de produto, é um nome que faz uma de duas coisas:

  • ajuda a comparar produtos
  • valoriza o produto.

Se você vende produtos de outras marcas, e que existam noutras lojas, então você deve dar o nome do produto que é conhecido no mercado.

Se você vende o Iphone 7 Plus, você não vai dar outro nome ao produto. Porque é esse o nome que as pessoas estão à procura.

Mas se você vende produtos seus, que mais ninguém vende, ou que são de marcas pouco conhecidas, então você deve dar um nome, e deve dar um nome que valorize o produto.

As hipóteses são três:

  • Nomes imaginários. Como por exemplo: calças Ana, ou cadeira San Remo. Este tipo de nome, faz o produto parecer mais valioso.
  • Nomes descritivos. Como por exemplo, calças às riscas amarelas e brancas com laço lateral, ou cadeira em madeira de faia com couro vermelho. Esta descrição tem a vantagem de poder ajudar a que os nossos produtos apareçam nos motores de pesquisa.
  • Ou uma mistura. Colocar a descrição, e juntar um nome imaginativo. E esta é a melhor solução. Calças às riscas amarelas e brancas com laço lateral – Ana. Cadeira em madeira de faia com couro vermelho – San Remo.

Resumo da lição:

  1. Na listagem de produtos, coloque imagens todas do mesmo estilo
  2. Tenha em atenção os menus de categorias e de atributos
  3. Coloque o preço dos produtos
  4. Se o nome do produto for visível (e normalmente é), dê um nome adequado.

Na próxima lição, iremos falar da página do produto. Esta é a página da verdade. É a página onde o cliente vai decidir se compra ou não.

Ver Lição nº 4

Ou se pretender voltar à lição nº2.

Voltar ao topo