A última tendência nos negócios dos restaurantes e dos talhos (açougues), é abrir lojas que são, ao mesmo tempo, restaurante e talho.
Não sei ao certo como começou este novo negócio, nem em que país, mas tenho tido conhecimento de vários negócios deste tipo.
A ideia
A ideia é haver uma loja que tem uma área que é talho, onde as pessoas podem ir comprar carne e levar para casa, tal como um talho normal. Mas também têm uma área que é um restaurante. Em algumas destas lojas, o cliente pode escolher a carne no talho, a carne é pesada e depois é cozinhada da maneira que o cliente escolher. Noutros, a pessoa escolhe de uma ementa (menu), tal como num restaurante normal, mas depois vê o empregado ir buscar a carne ao talho.

Vantagens
- Numa altura em que surgem notícias sobre a má qualidade da carne que comemos, é reconfortante, para o cliente, poder ver a carne que vai ser cozinhada.
- Melhor aproveitamento do stock de carne. Ter um restaurante que consome a carne do talho, permite, por exemplo, criar menus especiais que tenham em conta o tipo de carne que o talho tenha em excesso.

Desafios
No entanto existem alguns desafios que podem dificultar o negócio.
- São dois negócios completamente diferentes. E aprender o outro negócio demora tempo e tem custos.
- Os dois negócios têm horários de funcionamento diferentes. Pode ser uma vantagem ou desvantagem, mas enquanto o restaurante está aberto na hora do almoço e jantar, o talho abre de manhã cedo e fecha ao fim da tarde.

Exemplos
Em Portugal, conheço um exemplo de um restaurante-talho, ou talho-restaurante, que por acaso se chama “O Talho”. Quem quiser dar uma vista de olhos no TripAdviser do restaurante, aqui ficam as opiniões dos clientes e algumas fotos.
No Brasil não conheço nenhum exemplo, mas deve existir certamente. Se algum dos leitores conhecer um restaurante-talho, seria simpático que pudesse partilhar o nome para que eu o indique neste post.
Sucesso ou não?
Será que é um negócio para ter sucesso ou é uma moda passageira?
Pessoalmente, não tenho conhecimento de nenhum caso concreto. Por isso não posso dar uma opinião com números. No entanto acho que é uma ideia a ser considerada.
O problema maior será aprender o negócio de um talho ou de um restaurante.
A solução para criar um projeto que possa ser vencedor, pode passar por criar uma parceria entre um restaurante e um talho. Como talhos e restaurantes já são fornecedores e clientes, não será muito difícil arranjar um potencial parceiro com quem se possa ter uma conversa.
As parcerias e sociedades podem resultar, mas é importante:
- Colocar por escrito tudo o que for combinado
- Criar uma sociedade especificamente para esta parceria, e separada do negócio original, de forma a não pôr em causa o negócio original.