Cafés, Padarias, Pastelarias

A razão porque a maioria dos cafés, cafeterias, padarias, ou pastelarias não consegue aumentar as vendas

Se você já tentou:

  • melhorar a qualidade dos seus produtos,
  • melhorar o atendimento
  • diminuir os preços
  • aumentar os preços
  • promover a loja

e mesmo assim não conseguiu aumentar as vendas extraordinariamente, então é quase certo que o problema está na imagem da sua padaria, confeitaria, cafeteria ou café.

Todas as lojas precisam de uma renovação total de imagem de 5 em 5 anos. E precisam de uma renovação parcial de imagem todos os 2 anos.

Todos os meses fecham centenas de cafés, padarias ou pastelarias, mesmo tendo bons produtos, bons preços e bom atendimento. Há passos que você tem que dar se não quiser que isto aconteça à sua loja.

Porque é que você tem que dar atenção a este problema

Já trabalho no comércio há mais de 20 anos. Já geri lojas, e já aconselhei dezenas de comerciantes a transformar as lojas em lojas de sucesso.
No início da minha carreira eu “perdia tempo” a melhorar os meus produtos, a contratar melhores empregados e a ensinar-lhes a vender mais. Quando as vendas estavam muito más, fazia algumas promoções. Mas baixar os preços não atraia muitos mais clientes, e o pior é que atraia piores clientes. Mas o meu sucesso só começou quando comecei a estudar o que as lojas de sucesso faziam e compreendi a verdadeira razão porque é essas lojas têm sucesso e as outras não.
E a resposta é simples, as lojas de sucesso têm sucesso porque parecem ter sucesso mesmo antes de o ter. E a imagem da loja (decoração, exposição dos produtos, embalagens, montras, logótipos, etc) é o que mostra o verdadeiro sucesso.

A imagem de uma loja faz com que os clientes entrem, ou não.

  • Muitos comerciantes acham que mudar a imagem de uma loja é muito caro, mas isso não é verdade. Nunca foi tão barato mudar uma imagem de uma loja.
  • Como é que acha que os clientes decidem se vão entrar num café, padaria ou pastelaria? Pela imagem. Se a imagem for de sucesso, eles vão querer entrar.
  • Mesmo que você ainda não tenha tido o sucesso que desejava, com vendas que cheguem para ganhar muito dinheiro, você precisa de parecer que está a ter sucesso. Sucesso atrai sucesso.

A sua loja é a primeira escolha dos seus clientes?

Imagine uma pessoa que ser quer encontrar com um amigo, ou com uma amiga. Eles trocam mensagens e um deles pergunta “Onde é que nos podemos encontrar para tomar café?”

Claro que a escolha será o lugar com melhor imagem, e onde os outros clientes também são “cool”.

Ninguém quer levar os amigos para um lugar que não esteja na moda. Será esse lugar o seu café? Ou será o da concorrência? Só pode haver um lugar que seja o lugar da moda, nunca dois.

Como uma padaria conseguiu aumentar as vendas de forma espetacular.

Esta é a estória real, de uma padaria que tinha dificuldades em aumentar as vendas.

Uma padaria que eu conheço, tinha dificuldade em aumentar as vendas. E isto apesar de ter, sem dúvida nenhuma, o melhor pão da cidade.

Para mais, a loja tinha feito obras na loja há não muito tempo.

Foi então que a loja teve o conhecimento do “Kit passo-a-passo para transformar uma padaria” (também dá para confeitarias, cafés e outros tipos de lojas que vendem comida.

E apesar da loja ter feito obras recentemente, o dono ficou convencido que tinha que fazer obras novamente. Mas desta vez, no bom sentido.

As obras foram feitas e as vendas dispararam. Pelo que eu percebi, devem ter aumentado pelo menos 3 vezes.

Aliás, hoje a loja tem o problema inverso. Tem tanto clientes que, por vezes, as pessoas desistem de esperar para serem atendidas.

Já me aconteceu ir a essa padaria, e desistir, porque a fila para comprar era enorme.