Pop Up store - o que é, e quais as vantagens - Venda Otimizada

Pop Up store – o que é, e quais as vantagens

pop up store num shopping

O que é uma pop up store

Pop up stores são lojas que abrem por um período curto de tempo, e depois fecham. Normalmente abrem por 1 a 3 meses. São portanto lojas temporárias.

Quais as vantagens de abrir uma pop up store

1 – Menor risco

Fazer um contrato de arrendamento de uma loja, normalmente implica um contrato de longo prazo. E muitas vezes uma obrigação de manter o contrato por vários meses. Ou seja, em muitas situações, mesmo que você pretenda cancelar o contrato só o poderá fazer se indemnizar o dono da loja. E isso faz com que o risco seja maior.

Se fizer um contrato por apenas um ou poucos meses, o valor máximo que arrisca é o valor da renda da loja a multiplicar pelo número de meses do contrato.

2 – Poder escolher a melhor época do ano

Para a maioria dos negócios, existem épocas do ano que são melhores que outras. Há lojas que vendem mais no Verão, outras que vendem mais no Natal, e outras que vendem mais no Inverno. Quando fazemos um contrato a vários anos, obviamente que vamos ter que pagar a renda da loja todos os meses. Mas se pudermos abrir uma loja só nos períodos em que vendemos mais, iremos evitar os meses em que a loja dá prejuízo.

Por exemplo, uma empresa que venda calçado de praia, só lhe interessa ter uma loja aberta na Primavera e Verão. No resto dos meses, a loja perde dinheiro. Se abrir uma pop up store apenas nos meses mais fortes, vai ter um lucro maior.

Quando é que é útil abrir uma pop up store

1 – Apresentação de um produto ou gama de produtos

Uma loja pop up é o ideal para quem quer introduzir um produto, ou um conjunto de produtos, e quer dar um grande destaque a esses produtos. A ideia é criar uma loja temporária que tenha uma decoração e exposição que sirva para apresentar (e vender) esse produto ou conjunto de produtos.

Por exemplo, uma perfumaria que quer apresentar uma nova linha de produtos de cosmética. Abre uma nova loja onde só apresenta essa linha de produtos. E toda a decoração e exposição é feita à volta desses produtos.

E esta é uma vantagem tanto para que tem uma loja virtual, como para quem já tem uma loja física.

Para quem tem uma loja virtual, as vantagens são evidentes.

E para quem já tem uma loja física, pode não ser vantajoso apresentar esse produto novo na loja que já existe, porque teria que reduzir o espaço dos outros produtos. E isso faria reduzir as vendas desses artigos mais antigos. Para além disso, o impacto no cliente é muito maior numa loja inteira, do que num expositor no meio dos outros produtos.

2 – Testar um conceito

Vamos imaginar que você já tem uma loja ou várias lojas físicas. Mas não está completamente satisfeito com os resultados, e pretende criar um novo conceito de loja. Talvez mudando o tipo de artigos que vende. Ou a decoração. Ou mesmo o tipo de cliente. Mas é arriscado testar esse conceito nas lojas já existentes. Pode não resultar, e terá que voltar atrás. E isso cria uma má imagem da marca. A solução passa por abrir uma loja por pouco tempo, e testar o conceito. Se resultar, você pode mudar as lojas que já tem. Se não resultar, poderá continuar a testar outros conceitos.

No caso de ter uma loja virtual e querer abrir uma loja física, também as lojas pop up são adequadas. Permitem testar se a faz sentido abrir uma loja física, sem arriscar muito.

E no caso de você querer abrir uma loja física, mas não ter ainda nem loja virtual nem loja física, esta é uma boa maneira de testar o seu novo projeto.

3 – Reduzir stock de mercadoria

Quando preparamos uma loja para vender muita mercadoria, é possível “desfazermos-nos” de muitos produtos em muito pouco tempo. Mas para que uma loja esteja preparada para vender muita mercadoria é necessário baixar os preços e decorar a loja de forma a que os produtos pareçam muito baratos. E isso pode prejudicar a imagem de uma loja. Por isso, abrir uma outra loja, por pouco tempo, é uma excelente forma de vender muito e depressa, e sem prejudicar a imagem das lojas que já existem.

4 – Ter contacto com os clientes

Por último, e no caso de lojas virtuais, ter uma loja temporária permite que se ultrapasse um dos maiores problemas das lojas virtuais. E esse problema é: não ter um contacto direto com os clientes.

E é extremamente importante:

  • ouvir os clientes
  • ver a reação dos clientes aos nossos produtos
  • deixar os clientes pegar, ou mesmo experimentar os produtos
  • falar com os clientes.

Uma loja temporária permite que você possa obter muita informação para melhorar a sua loja virtual. Existem muitas lojas virtuais que estão a utilizar este caminho. E muitas delas acabam por abrir lojas permanentes, devido ao sucesso das lojas temporárias.

Os desafios para abrir uma pop up store

1 – Convencer os donos da loja

O maior desafio que você vai ter é convencer os proprietários das lojas a fazer um contrato de curto prazo.

Mas se você utilizar os argumentos corretos, não será difícil. Você vai ter que utilizar estes argumentos:

  • É preferível ter a loja arrendada por pouco, e por um valor mais baixo, do que ter a loja vazia e a ganhar zero.
  • Ter uma loja ocupada valoriza a loja, e é mais fácil os proprietários conseguirem alugar a loja.
  • Uma loja aberta não está tão sujeita a problemas de vandalismo.
  • Você não vai fazer alterações à loja. E se tiver que fazer, serão alterações que beneficiam a loja. Como por exemplo, pintar a loja ou limpar a loja.

2 – Decorar a loja

Você só vai ter acesso à loja por pouco tempo. Por isso, tem que aproveitar todos os dias disponíveis ao máximo.

Para isso, você vai ter que encontrar uma decoração que seja:

  • Fácil de montar e desmontar.
  • Que pese pouco (para ser mais fácil de transportar)
  • Que não exija obras. De forma a que não tenha que perder tempo a preparar a loja. Evite, por exemplo, expositores que tenham que ser fixados à parede.

O ideal é conseguir montar a loja em 1 ou dois 2 dias. E desmontar em apenas um dia.

Vários tipos de pop up stores

A forma mais comum de pop up store é uma loja de rua, ou uma loja dentro de um shopping. Mas existem outros tipos de lojas:

  • Espaço num corredor de um shopping
  • Espaço dentro de uma outra loja, ou seja colocar expositores temporários dentro de uma loja, e pagar pelo aluguer daquele espaço.
  • Tenda ou espaço em feiras e exposições.

Mas seja qual for o tipo de loja que escolher, uma pop up store é uma opção que você deve ter em conta.

Pop Up store – o que é, e quais as vantagens
Voltar ao topo