Cafés, Padarias, Pastelarias, Restaurantes

Os seus clientes não pedem sobremesas ou entradas?

Não, obrigado.

Infelizmente esta é uma frase cada vez mais ouvida quando os empregados dos restaurantes perguntam se querem entradas  ou sobremesas.

Uma das maiores dificuldades de um restaurante é fazer com que os clientes peçam entradas ou sobremesas.

E no entanto, esta é uma das formas mais poderosas, e simples, de aumentar as vendas. Simples, porque os clientes já estão dentro do restaurante. Não é preciso conseguir conquistar clientes novos.

Imagine um restaurante em que só 20% dos clientes pede entrada ou sobremesa. Só consegue vender 8000€ de entradas e sobremesas por mês.

Agora, imagine que o restaurante faz alterações, e consegue que 40% dos clientes peçam entrada e sobremesa. De repente, as vendas mensais aumentam em mais 8000€.

E o mais interessante, é que para aumentar as vendas de entradas e sobremesas, não é preciso fazer alterações que exijam grandes investimentos.

Porque é que os clientes não pedem sobremesas ou entradas?

Mas antes de você conseguir que os clientes peçam mais sobremesas e entradas, você tem que conseguir perceber porque é que os clientes não as pedem. Só assim é que você vai conseguir arranjar soluções para este problema.

Existem 4 motivos por que os clientes não pedem sobremesas ou entradas:

  • Porque não querem gastar muito dinheiro no restaurante. Muitos clientes só pedem o prato principal e a bebida. Mas alguns destes clientes até poderiam pedir entradas e sobremesas. Você só tem que saber fazer com que os clientes não gastem muito dinheiro. Ou melhor ainda, que não pensem que estão a gastar muito dinheiro.

  • Porque não têm muita fome. Este é um motivo importante. Mas ao contrário do que possa parecer, existem soluções para que esta não seja uma desculpa para não pedir sobremesas e entradas.

  • Porque estão em dieta. E as sobremesas, principalmente, são vistas como pratos anti-dietas.

  • Porque não encontraram nada que lhes agradasse. Na realidade, muitos clientes não encontram nada que lhes agrade, porque os menus não os convenceram. Mas também existe solução para este problema.

O que fazer?

Simples. Temos que arranjar soluções que façam com que os clientes deixem de ter motivos para não pedir entradas ou sobremesas.

E existem muitas soluções que os bons restaurantes (aqueles que sabem vender) já fazem. Podem ser:

  • As famosas mini-porções para partilhar (são super fáceis de fazer, têm imenso sucesso).
  • Por vezes, basta acrescentar apenas uma palavra ao nome do prato.
  • Fazer alterações na maneira como está desenhado o menu (ementa / cardápio)
  • Criar sub-categorias especiais (é muito simples de criar)
  • Fazer o cliente olhar para os pratos que queremos vender.
  • Entre outras.

“Como aumentar as vendas de sobremesas e entradas”

Criei um livro chamado “Como aumentar as vendas de sobremesas e entradas”. Neste livro eu explico as 10 melhores técnicas para que os clientes peçam mais entradas e sobremesas.

E o melhor, é que o livro é Grátis para quem comprar o livro “Os Segredos dos Menus que Vendem”.

Pare de insistir com os seus empregados

Não vale a pena insistir para que os seus empregados continuem a sugerir pratos se os clientes não pedem sobremesas ou entradas. A maioria das soluções para aumentar as vendas de sobremesas e entradas nem sequer precisa da ajuda dos seus empregados. Os clientes vão pedir por eles próprios.

E ainda por cima, não custa quase dinheiro nenhum (ou mesmo nenhum)