Comércio em Geral, Comércio Online

O que escrever na página sobre

É daqueles momentos em que bloqueamos. Estamos a criar uma página de uma rede social, ou de um site, e temos que escrever algumas frases sobre a nossa loja.

Mas, e o que escrever?

Neste artigo eu vou explicar como utilizar uma fórmula que eu costumo utilizar, para escrever a página sobre. Esta é uma fórmula simples de usar. Mas é ao mesmo tempo muito poderosa, porque faz o seu cliente sentir-se no centro da sua mensagem.

Para além de poder usar para escrever na página sobre, você também pode usar esta mensagem para explicar a qualquer pessoa (clientes, empregados, fornecedores), o que é que a sua loja faz, e o que a distingue das outras.

A fórmula

Eis a fórmula:

  1. Problema
  2. Solução
  3. Resultado

Vamos então ver em detalhe o que é cada um destes pontos.

Problema

Você vai começar por descrever uma situação em que os seus potenciais clientes estão, e as dificuldades que eles sentem.

Você deve especificar o seu cliente (para quem é que você acha que a loja serve). E ser concreto no problema que eles sentem.

Mas é mais fácil perceber com um exemplo.

Vamos supor que você tem uma loja de roupa, que vende roupa para pré mamãs que gostam de praticar desporto.

Então, a primeira frase poderia ser:

“Se você é uma pré mamã, sabe que é difícil arranjar roupa de desporto para si.”

Ou no caso de uma confeitaria que vai abrir em Santarém:

“Se você vive em Santarém, sabe que é difícil encontrar um espaço onde se possa sentar confortavelmente e comer bolos artesanais.”

Estas frases têm duas vantagens:

  • As pessoas ficam a saber se a sua loja é para elas, ou não.
  • As pessoas ficam alertadas para um problema (que possam ter), e vão querer saber a solução.

Solução

A solução para o problema é a sua loja. Agora, descreva como é que a sua loja vai resolver o problema dos seus clientes.

Vendo com exemplos, no caso da loja para pré mamãs:

“Na nossa loja, você vai encontrar centenas de peças de roupa de desporto, para dezenas de desportos, feitas especialmente para mulheres grávidas.”

No caso da confeitaria:

“Na nossa confeitaria, você vai encontrar um espaço acolhedor, com música ambiente e cadeiras confortáveis, onde poderá saborear os nossos bolos, feitos localmente com receitas tradicionais.”

Resultado

Só com as duas frases anteriores, você já conseguiria convencer muitos clientes. Mas para ser ainda mais convincente, você vai fazer o cliente sentir como se estivesse na sua loja, ou depois de usar os seus produtos.

No exemplo da loja pré mamã:

“Assim, você vai poder continuar a praticar o seu desporto favorito.”

E na confeitaria:

“Assim, você vai poder fazer uma pausa reconfortante.”

Texto final

Em resumo, os dois exemplos, ficariam assim:

“Se você é uma pré mamã, sabe que é difícil arranjar roupa de desporto para si. Na nossa loja, você vai encontrar centenas de peças de roupa de desporto, para dezenas de desportos, feitas especialmente para mulheres grávidas. Assim, você vai poder continuar a praticar o seu desporto favorito.”

e

“Se você vive em Santarém, sabe que é difícil encontrar um espaço onde se possa sentar confortavelmente e comer bolos artesanais. Na nossa confeitaria, você vai encontrar um espaço acolhedor, com música ambiente e cadeiras confortáveis, onde poderá saborear os nossos bolos, feitos localmente com receitas tradicionais. Assim, você vai poder fazer uma pausa reconfortante.”

Esta é uma fórmula simples de usar, e que dá motivos para as pessoas visitarem (e comprarem) na sua loja. Naturalmente, que você terá que adaptar o comprimento das frases ao local onde está a escrever. No seu site, você poderá escrever mais palavras, mas em algumas redes sociais terá que ser mais breve.

E agora

Pegue numa caneta e numa folha e comece a escrever. Escreva frase a frase. No final, você terá o texto completo para poder usar na página sobre.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.