O poder do "antes e depois" aplicado a um negócio - Venda Otimizada

O poder do “antes e depois” aplicado a um negócio

Às vezes as grandes empresas fazem asneira. E isso é bom para as empresas mais pequenas.

Hoje, quando olhamos para as imagens ou videos de publicidade das grandes empresas já não pensamos: “gostava de ser como aquelas pessoas”.

Agora pensamos: “é impossível ser como aquelas pessoas”.

A utilização de modelos com medidas irrealistas, paisagens que só são acessíveis a multimilionários, e muito Photoshop, fizeram com que a publicidade se tornasse falsa.

publicidade luxo
Será que a maior parte das pessoas se identificaria com a foto?

“Vamos fazer diferente”

Foi então que algumas empresas, inteligentemente, decidiram deixar de usar “pessoas perfeitas” e passaram a utilizar pessoas comuns, pessoas iguais a nós. E tiveram sucesso.

O problema é que se esquecem de uma regra da publicidade: o consumidor quer que você demonstre que o seu produto ou serviço funciona para ele.

Se utilizarmos imagem de pessoas “normais”, podemos fazer com que o consumidor não rejeite a publicidade, mas será que ele acredita que ele podia ser aquela pessoa que aparece na foto?

Antes e Depois – Demonstre a transformação

O grande segredo é você conseguir demonstrar a transformação que o seu produto faz a qualquer pessoa. E esse é o poder de utilizar imagens do “antes e depois”.

Na realidade nem precisam de ser imagens, podem ser palavras. Você pode descrever a transformação por palavras.

Mas claro que a imagem tem um poder muito grande, e por isso você deve usar fotos e vídeos.

Por isso é os programas de TV, em que existem transformações têm muito sucesso:

  • Pessoas que perdem peso.
  • Pessoas que têm uma má imagem, mas depois de mudarem de roupas, penteado e maquilhagem ficam com uma imagem espetacular.
  • Ou casas que antes tinham uma má decoração, e depois parecem uma casa de sonho. Tudo isto funciona.

E funciona muito bem, porque as pessoas conseguem sentir que poderiam ser aquelas pessoas, ou aquelas casa poderiam ser a casa delas.

E a televisão utiliza a dramatização, que você também pode utilizar, para que o antes se pareça tão pouco atrativo e o depois se pareça tão atrativo.

Você quer que os clientes pensem: se aquela pessoa, que tem pior aparência que eu, ficou tão bem com aquela roupa, então eu também vou conseguir ficar com uma imagem espetacular.

O antes e depois funciona muito bem para lojas de roupa, sapatos, bijuterias, cabeleireiros, spas. Mas também pode funcionar para confeitarias, e restaurantes. Veja o caso da McDonalds, que utiliza imagens de pessoas sem energia e tristes, e que depois se transformam completamente ao comer no McDonalds.

Faça você mesmo

E a vantagem é que qualquer pessoa com uma máquina fotográfica, ou até com um smartphone pode tirar uma foto do antes e depois. Você não precisa de um orçamento milionário. Na realidade nem precisa de orçamento.

antes e depois
Consegue ver o poder do “antes e depois”?

Você pode utilizar amigos ou familiares para fazerem as fotos, ou mesmo (e isso é que é o ideal) utilizar clientes reais.

Basta ser sincero para os clientes e demonstrar que o seu produto ou serviço funciona.

Estas imagens são ótimas para publicar nas redes sociais, onde os clientes reparam mais em imagens “reais” do que em imagens “profissionais”.

Alguns exemplos de antes e depois:

  • Uma cliente que mudou de penteado no seu salão de beleza.
  • Uma cliente que mudou de visual ao comprar roupa na sua loja.
  • Um cliente, antes de tomar café na sua confeitaria, e depois de tomar café.
  • Um cliente, antes e depois, de comprar óculos na sua loja.
  • As carnes do seu talho (açougue) antes e depois de serem cozinhadas.
  • Um grupo de amigos, antes e depois, de jantar no seu restaurante.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode-se inscrever na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

Receba GRÁTIS todos os novos posts, no seu email, e ainda o Livro "Os Grandes Segredos das Lojas de Sucesso".

O poder do “antes e depois” aplicado a um negócio
Voltar ao topo