Comércio em Geral

Como fazer uma montra (vitrine) de abertura de loja

Será que devemos fazer uma montra diferente quando abrimos uma loja pela primeira vez?

A resposta é: em parte, sim. Vamos então ver o que devemos fazer diferente.

1 – Começar antes.

Quando vamos abrir uma loja estamos entusiasmados. Vivemos os dias anteriores com paixão. Estamos desejosos de chegar ao dia da abertura. E com razão, são momentos extraordinários e de boas recordações.

O problema é que achamos que os clientes também pensam o mesmo. Achamos que os clientes estão desejosos pela abertura da loja. Só que na realidade, isso raramente acontece. As vidas das pessoas são cada vez mais atarefadas, e com muitas distrações.

É por isso que temos que ser nós a criar esse entusiasmo nos clientes. Temos que os fazer ver que vai acontecer algo de novo, e que vai mudar a vida da zona onde eles vivem, ou trabalham.

Se a marca da sua loja já é conhecida e já tem mais lojas noutros sítios, então o melhor é você colocar um cartaz com o nome da loja, e as palavras “abre brevemente”. Isso faz com que as pessoas comecem a fazer planos para visitar a loja, quando ela abrir.

Mas caso a sua loja não tenha ainda outras lojas, você deve fazer uma campanha “teaser”.

Tape a montra da loja com papel, ou vinil autocolante. Não use papel barato e mal colocado. Em vez disso, tape o vidro com cuidado. Faça o cliente perceber que a loja tem cuidado com os detalhes.

À frente desse papel, coloque um cartaz com uma frase enigmática, que tenha a ver com o seu negócio, mas que não digo tudo sobre a loja. Pode ser, por exemplo, “a sua manhã vai ficar mais doce”, para uma confeitaria; ou “a sua imagem vai mudar”, para um salão de beleza, ou loja de moda.

Depois, recorte um pequeno espaço no papel que está a tapar o vidro, e alguns dias antes, coloque lá um cartaz a dizer: faltam X dias. Deve fazer isto entre 5 a 10 dias antes da abertura. E vá mudando o cartaz todos os dias.

Desta forma as pessoas acabarão por reparar no cartaz, e vão estar curiosas quando a loja abrir.

Em alternativa, coloque a data de inauguração, para não ter que mudar o cartaz todos os dias, tal como na foto seguinte:

2 – Interior

Na montra (vitrine) propriamente dita, você deverá fazer uma montra que melhor defina a sua loja.

Não faça montras temáticas (natal, primavera, verão, etc) para a abertura. Crie um tema que tenha a ver com a loja, ou então faça uma montra sem tema.

Também não faça uma “montra de festa” (balões, etc). A “festa” será no exterior (como iremos ver).

A montra tem que representar o que a loja vai ser. É isso que tem que ficar na mente das pessoas.

Tal como disse, a montra deve definir a loja. E isso significa que o cliente tem que perceber os pontos fortes da loja, através da montra.

Se a loja tiver como maior argumento a variedade de produtos, então deverá ter bastantes produtos expostos. Se pelo contrário, o maior argumento for a qualidade e distinção dos produtos, então deverá ter poucos produtos.

O mesmo para o preço. Se pretende mostrar que a loja tem preços baixos, coloque muitos produtos (que está associado a preços baixos), e ponha preçários com letras e números grandes. Se pretende demonstrar que a loja é só para pessoas com poder de compra elevado, então ponha poucos produtos, e ponha preçários com letras e números pequenos.

E claro, coloque os seus melhores produtos na montra.

3 – Exterior no dia de abertura e seguintes

Tão importante como o interior, é o exterior da montra.

Mesmo com os cartazes a chamar a atenção da abertura, haverá muitas pessoas que não repararão na loja. Por isso, é importante que você utilize o exterior para mostrar que abriu uma loja nova.

Alguns municípios não deixam colocar nada na rua. Ou pelo menos, não deixam colocar sem pagar uma taxa. Mas na abertura de uma loja, normalmente “fecham os olhos”.

Coloque uma passadeira vermelha em frente à loja (pode ser um pouco de alcatifa), coloque um cavalete de rua, do género do da foto seguinte.

com uma frase apelativa e o logótipo da loja.

E prenda alguns balões. Os balões têm a vantagem, de que como se movimentam com o vento, chamam mais à atenção.

Quem vir estes 3 elementos (alcatifa vermelha, cavalete, e balões) vai-se aperceber que existe alguma inauguração, ou festa.

Alguns lojistas têm alguns problemas em utilizar balões, porque acham demasiado infantil. Mas isso não é verdade. As grandes marcas utilizam-nos, inclusivamente as marcas de luxo.

Aliás, se você vende produtos de topo, exclusivos, ou de luxo, também pode utilizar balões com uma imagem de luxo. Nomeadamente balões dourados, e balões pretos. Tal como na foto seguinte:

E é tudo o que precisa para ter uma inauguração com muitos visitantes locais.