Comércio em Geral

A matemática por detrás de um aumento de 100% nas vendas de uma loja.

À primeira vista parece impossível que uma loja possa ter um aumento de 100% nas vendas em pouco tempo.

Quem me conhece, sabe que eu sou uma pessoa realista e cautelosa nas previsões. Não gosto de criar falsas expetativas nos meus clientes. Afinal, dizer que é possível um aumento de 100% nas vendas de uma loja em poucos meses, parece daqueles sites que prometem que você vai ficar milionário a trabalhar uma hora por dia a partir de casa.

Mas, se me der alguns segundos do seu tempo, eu posso explicar porque é que isso é possível.

Quando se pensa em ter uma aumento de 100% nas vendas (dobrar as vendas), pensa-se que temos que dobrar a quantidade de clientes. Só que essa não é a única alternativa. Você pode duplicar os preços de venda, ou pôr os clientes a comprar mais vezes durante o mês.

Mas claro que sabemos que se duplicar o preço de venda, vamos perder uma boa parte da clientela.

Só que este raciocínio não está completo. Você pode aumentar o número de clientes, pode aumentar o preço e pode aumentar a frequência da compra, tudo ao mesmo tempo. E neste caso, você não tem que duplicar nenhum destes elementos. Na realidade só teria que aumentar 26% cada um destes elementos (1,26 X 1,26 X 1,26 = 2,00).

Como obter um aumento de 100% nas vendas de uma loja, com pouco esforço
O milagre do efeito composto para obter um aumento de 100% nas vendas de uma loja

Mas, isto ainda pode ser mais fácil. Você não precisa de ter mais 26% de clientes a passar em frente da loja. Há muitos clientes que passam em frente à sua loja que nunca se aperceberam que a loja existia. E se de repente você conseguisse que eles reparassem na loja?

E alguns deles já repararam na loja, mas nunca mostraram interesse. E se de repente eles ficassem interessados na loja?

Outros, mostraram interesse, mas nunca entraram na loja. E se de repente começassem a entrar mais na loja?

E claro, há muitos clientes que entram na loja e não compram nada. Mas estes clientes são os mais fáceis de convencer a comprar. Já estão dentro da loja. E se os convencesse a comprar.

Este é o princípio da Formula da Loja de Sucesso. Ir convencendo, pouco a pouco, passo a passo, que os clientes façam o que nós queremos. No final você não precisa de fazer enormes melhorias. Basta meia dúzia de melhorias para poder duplicar as vendas. E nós vamos ver algumas dezenas de pontos onde você pode melhorar.

Naturalmente que nem toda a gente conseguirá duplicar as vendas. A maioria não conseguirá duplicar as vendas. Mas também, a maioria das lojas não precisa de duplicar as vendas para ter um negócio extremamente rentável.

Tudo depende do seu ponto de partida. Se você tem vendas de 2,000 euros por mês (7,000 reais), então será muito fácil duplicar ou triplicar as vendas. Mas se você tem vendas mensais de 20,000 euros, então um aumento de 20% já representa muito dinheiro. 4,000 euros a mais, no final do mês já dá para por algum dinheiro de lado. São 48,000 euros por ano.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode-se inscrever na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis. Extraordinário, não?

Receba GRÁTIS todos os novos posts, no seu email, e ainda o Livro "Os Grandes Segredos das Lojas de Sucesso".