Ideias para vender mais no Black-Friday. - Venda Otimizada

Ideias para vender mais no Black-Friday.

O Black-Friday passou a ser um dos dias que mais se vende. Inicialmente era um dia de saldos apenas nos estados Unidos, mas depressa foi imitado por muitos lojistas de outros países.

E como cada vez mais lojistas aderem ao Black-Friday, isso significa que maior é a concorrência. E por isso, é cada vez mais difícil aumentar as vendas do ano anterior.

Mas existem oportunidades que poucos concorrentes estão a utilizar. E utilizam pouco porque dão trabalho.

Então aqui ficam algumas ideias para você conseguir aumentar as vendas em relação aos anos anteriores, e sem baixar as margens.

1 — Não repetir campanhas

A maioria dos lojistas fazem campanhas de desconto em percentagem. Por exemplo:

“Até menos 30%”

Mas o problema destas campanhas é que o cliente só fica satisfeito se você continuar a aumentar os descontos.

Como as lojas concorrentes também querem aumentar as vendas, já passaram dos 30% para 40%, ou até mais. E claro, chega a uma certa altura, que você não pode acompanhar o desconto, porque já está a perder dinheiro.

A solução passa por ir variando o tipo de campanhas.

Fazer promoções não significa apenas baixar os preços numa percentagem.

Existem muitos tipos de campanhas, como por exemplo:

  • Promoção de uma só categoria de produtos. Exemplo: Casacos -30%
  • 1X2, ou 2X3. Exemplo: Compre 3 peças, pague apenas 2.
  • Tudo a … Esta é uma campanha que obviamente não dá para todas as lojas, mas existe uma variante, que é colocar todos os produtos de uma categoria a um preço único. Exemplo: Todos os brincos a 9,99€
  • Desconto de valor. Exemplo. Desconto de 50 reais em compras superiores a 100 reais.

Por isso, vá variando as campanhas. Desta forma os clientes vão ficar surpreendidos cada ano.

Claro que isto dá um pouco mais de trabalho. Mas essa é a diferença entre os lojistas que têm sucesso, e os outros que passam o tempo a queixarem-se da concorrência.

E tem a vantagem de que o cliente tem mais dificuldade em saber o verdadeiro desconto que a sua loja está a fazer (em percentagem).

2 — Só anuncie a campanha do Black-Friday na data

Existe uma tentação muito grande para começar a falar no Black-Friday uns dias antes da campanha. Mas isso faz com que a sua loja deixe de ter vendas nos dias anteriores ao Black-Friday.

Só mostre a campanha no dia anterior, ou no próprio dia do início da campanha.

E claro, você pode começar a campanha de Black-Friday uns dias antes, para ter mais que um dia de promoção. Mas informe os clientes apenas no início com um banner ou um cartaz espetacular e com um design que tenha o espírito do Balck.Friday (ver ponto nº4)

3 — Fidelize novos clientes

É muito provável que você vá ter clientes a comprar pela primeira vez. São pessoas que se vão sentir tentadas pelos descontos, e que normalmente não pensariam comprar na sua loja.

Veja estes clientes como uma oportunidade para fazer mais vendas numa outra época.

Ofereça um vale de desconto para gastar daqui a uns dias.

Mas esse vale de desconto não pode ser um desconto muito elevado. Tem que ser um desconto inferior ao desconto do Black-friday. Você não quer ficar com clientes que só compram quando há grandes descontos.

E esse desconto deve ser condicional. Ou seja, em vez de oferecer um vale de 5 euros sem condições, ofereça um vale de 5 euros em compras superiores a 20 euros.

4 — Utilize a cor preta

Se vai fazer um cartaz, ou um banner para promover o Black-Friday, utilize sempre a cor preta.

Tal como você deve utilizar o vermelho como a cor principal nos saldos, o preto deve estar sempre presente no Black-Friday.

Os clientes associam o vermelho a saldos e preços baixos. E também associam o preto ao Black-Friday e boas promoções.

Dica: para ter ideias para o design de cartazes e banners, pesquise no Google Imagens por: “Black Friday banner”

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.

Ideias para vender mais no Black-Friday.
Voltar ao topo