O Black-Friday passou a ser um dos dias que mais se vende. Inicialmente era um dia de saldos apenas nos estados Unidos, mas depressa foi imitado por muitos lojistas de outros países.
E como cada vez mais lojistas aderem ao Black-Friday, isso significa que maior é a concorrência. E por isso, é cada vez mais difícil aumentar as vendas do ano anterior.
Mas existem oportunidades que poucos concorrentes estão a utilizar. E utilizam pouco porque dão trabalho.
Então aqui ficam algumas ideias para você conseguir aumentar as vendas em relação aos anos anteriores, e sem baixar as margens.
1 — Não repetir campanhas
A maioria dos lojistas fazem campanhas de desconto em percentagem. Por exemplo:
“Até menos 30%”
Mas o problema destas campanhas é que o cliente só fica satisfeito se você continuar a aumentar os descontos.
Como as lojas concorrentes também querem aumentar as vendas, já passaram dos 30% para 40%, ou até mais. E claro, chega a uma certa altura, que você não pode acompanhar o desconto, porque já está a perder dinheiro.
A solução passa por ir variando o tipo de campanhas.
Fazer promoções não significa apenas baixar os preços numa percentagem.
Existem muitos tipos de campanhas, como por exemplo:
- Promoção de uma só categoria de produtos. Exemplo: Casacos -30%
- 1X2, ou 2X3. Exemplo: Compre 3 peças, pague apenas 2.
- Tudo a … Esta é uma campanha que obviamente não dá para todas as lojas, mas existe uma variante, que é colocar todos os produtos de uma categoria a um preço único. Exemplo: Todos os brincos a 9,99€
- Desconto de valor. Exemplo. Desconto de 50 reais em compras superiores a 100 reais.
Por isso, vá variando as campanhas. Desta forma os clientes vão ficar surpreendidos cada ano.
Claro que isto dá um pouco mais de trabalho. Mas essa é a diferença entre os lojistas que têm sucesso, e os outros que passam o tempo a queixarem-se da concorrência.
E tem a vantagem de que o cliente tem mais dificuldade em saber o verdadeiro desconto que a sua loja está a fazer (em percentagem).
2 — Só anuncie a campanha do Black-Friday na data
Existe uma tentação muito grande para começar a falar no Black-Friday uns dias antes da campanha. Mas isso faz com que a sua loja deixe de ter vendas nos dias anteriores ao Black-Friday.
Só mostre a campanha no dia anterior, ou no próprio dia do início da campanha.
E claro, você pode começar a campanha de Black-Friday uns dias antes, para ter mais que um dia de promoção. Mas informe os clientes apenas no início com um banner ou um cartaz espetacular e com um design que tenha o espírito do Balck.Friday (ver ponto nº4)
3 — Fidelize novos clientes
É muito provável que você vá ter clientes a comprar pela primeira vez. São pessoas que se vão sentir tentadas pelos descontos, e que normalmente não pensariam comprar na sua loja.
Veja estes clientes como uma oportunidade para fazer mais vendas numa outra época.
Ofereça um vale de desconto para gastar daqui a uns dias.
Mas esse vale de desconto não pode ser um desconto muito elevado. Tem que ser um desconto inferior ao desconto do Black-friday. Você não quer ficar com clientes que só compram quando há grandes descontos.
E esse desconto deve ser condicional. Ou seja, em vez de oferecer um vale de 5 euros sem condições, ofereça um vale de 5 euros em compras superiores a 20 euros.
4 — Utilize a cor preta
Se vai fazer um cartaz, ou um banner para promover o Black-Friday, utilize sempre a cor preta.
Tal como você deve utilizar o vermelho como a cor principal nos saldos, o preto deve estar sempre presente no Black-Friday.
Os clientes associam o vermelho a saldos e preços baixos. E também associam o preto ao Black-Friday e boas promoções.
Dica: para ter ideias para o design de cartazes e banners, pesquise no Google Imagens por: “Black Friday banner”
Quer aprender mais sobre este tema?
Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.
Gostou deste artigo?
Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.
E ainda recebe um livro grátis.