Comércio em Geral

Ideias para fachadas de lojas

Os dois principais aspetos que influenciam a entrada de pessoas na sua loja são: as montras (vitrines) e a fachada.

Muitas vezes os lojistas preocupam-se em ter melhores produtos e melhor decoração interior – e são importantes – mas esquecem-se que é uma boa fachada que faz entrar mais clientes.

Alguns conselhos para a fachadas de lojas:

1 – Entrada Ampla

É importante que a entrada seja ampla, e que não tenha obstáculos à entrada.

Às vezes é preferível sacrificar uma parte da montra para conseguir ter um entrada ampla. E essa entrada não deve ter obstáculos, ou seja depois de passar a porta a entrada deve ser tão ampla quanto a porta.

Deve também ter uma altura suficiente para que as pessoas não sintam que estão a entrar numa caverna.

As antenas anti-furto não devem ser um obstáculo à entrada das pessoas. E devem ter uma largura superior à da porta para não criar um efeito de funil. Muitos lojistas pensam que colocar as antenas anti-furto mais estreitas de forma a serem visíveis do exterior faz reduzir o número de roubos. No entanto isso faz com que seja um obstáculo psicológico. Quanto aos ladrões, eles vão reparar nas antenas mesmo que elas não estejam bem visíveis.

De uma forma geral é preferível que as portas estejam sempre abertas. Entram muito mais pessoas com as portas abertas. Naturalmente há casos onde é mais importante, para conforto e segurança das pessoas, que as portas estejam fechadas.

2 – A Iluminação

O letreiro deve ser iluminado. Pode ser iluminado pelo interior, ou por lâmpadas a apontar para o letreiro. A iluminação interior dos letreiros pode ser mais apelativa em termos estéticos, mas é mais difícil substituir as lâmpadas fundidas.

A fachada da loja, para além do letreiro, deve ser iluminada, bem como o passeio da loja.

As pessoas, tal como os insetos, são atraídas pela luz. Por isso as lojas com fachadas bem iluminadas têm sempre mais pessoas a parar e ver.

Tente iluminar tanto a loja como o passeio. Um passeio iluminado dá mais segurança para as pessoas pararem para ver as montras, e é um obstáculo aos ladrões.

Passe na sua loja durante a noite e veja como a fachada da sua loja está iluminada, e se faz as pessoas pararem para ver a montra.

3 – A Fachada Informa

A fachada serve também para informar os seus clientes.

No entanto não deve ter demasiada informação. Mesmo que tenha vários letreiros, eles devem ser coerentes uns com os outros.

As informações básicas são: nome da loja; horário e meios de pagamento. Caso não seja imediatamente percétivel, deve indicar o que a loja faz tal como por exemplo: restaurante italiano, vestuário infantil, cabeleireiro de homens, etc.

4 – O Letreiro

O letreiro deve ser visível a partir de todas as direções. Caso seja necessário deverá ter mais que um letreiro. Por exemplo, pode ser necessário ter um pequeno letreiro lateral para ser visto por quem vem de lado.

5 – Palas e Toldos

Se puder pôr uma pala, é uma grande ajuda para abrigar as pessoas da chuva e do sol, e assim poderem olhar para a montra.

Outra opção é pôr um toldo, que tem a vantagem de poder ser recolhido quando não é preciso.

6 – Ser Diferente

Ter uma fachada diferente e original é uma das maneiras de chamar à atenção das pessoas.

No entanto, e em muitos casos, existem limitações ao que podemos fazer numa fachada. Muitas vezes são precisas autorizações de: municípios, administrações dos shoppings, senhorios, condomínios, etc.

7 – Exemplos de Fachadas

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.