Um contabilista é um dos profissionais mais importantes que lidam com uma empresa. Um contabilista é muito mais que a pessoa que organiza a contabilidade e ajuda a entregar declarações de impostos. Daí a importância de escolher um bom contabilista.
O papel do contabilista
O contabilista tem que fazer o papel de:
- Advogado. Para pequenos assuntos que têm a ver com aplicação de leis (principalmente arrendamentos e laboral) a maioria dos contabilistas sabem ajudar. Sabendo inclusivamente fazer e analisar contratos.
- Consultor. Devida à sua experiência e formação, consegue dar alguns conselhos de gestão.
- Conector. Os contabilistas conhecem muitas empresas, e conhecem muitas pessoas, que por sua vez conhecem muitas pessoas. Quando precisamos de algum profissional ou empresa, o contabilista é das primeiras pessoas que contactamos para nos ajudar a encontrar o que precisamos.
- Confidente. O contabilista é muitas vezes a única pessoa que podemos contar os nossos problemas profissionais, pois conhecem bem a empresa, e se tiverem experiência profissional podem dar conselhos que funcionaram bem noutros casos.
É pois fácil de ver que é muito importante escolher um contabilista que seja o certo.
Quando eu digo contabilista, pode ser um gabinete de contabilidade.
Conselhos
Estes são alguns dos conselhos para escolher um bom contabilista:
- Mesmo que você esteja a pensar contratar um gabinete de contabilidade com muitos contabilistas, peça para falar com o contabilista que ficaria com a sua conta.
- É muito importante que você tenha acesso a contactos directos com o contabilista, nomeadamente o número do telemóvel. Mas use esse número com moderação. Para assuntos menos urgentes, comunique por mensagem escrita (SMS ou email). Assim o contabilista saberá que quando você lhe telefonar para o telemóvel é porque é um assunto urgente.
- Ter alguém que possa dar referências sobre o trabalho do contabilista é muito útil. Leia a lista que eu fiz dos papeis do contabilista, e pergunte às pessoas que deram a referência se o contabilista tem capacidade de ajudar naqueles pontos.
- Tal como quando você contrata um empregado, tem que contratar alguém que tenha uma personalidade que seja do seu agrado. Uma boa personalidade é tão ou mais importante que bons conhecimentos técnicos.
- É muito comum criar-se uma amizade com o contabilista. Isso é positivo, mas mesmo assim controle sempre os pagamentos e peça sempre prova dos pagamentos feitos pelo contabilista.
Como escolher um bom contabilista para sua empresa