Se o seu objetivo é atrair famílias para o seu restaurante, então o menu infantil é uma peça fundamental do seu marketing.
Habitualmente, na escolha de restaurante (principalmente ao fim-de-semana) as crianças têm um papel fundamental de decisão.
O que é que você ganha em ter um menu para crianças?
Existem três enormes vantagens em ter um menu para crianças:
- As crianças deixam de partilhar os pratos com os adultos. Sendo assim, em vez de vender um prato para adulto, você vende um prato para adulto e outro para criança.
- Quando há duas crianças na mesa, elas deixam de dividir um prato de adulto. É claro que você deixa de vender um prato de adulto. Mas passa a vender mais dois pratos de criança. E as margens na comida de criança são muito maiores, pois são comidas muito simples.
- Você vai ter crianças e pais mais felizes. E clientes felizes voltam novamente.

Conselhos para criar um menu para crianças
1 – Onde fazer o menu
Pode optar por um espaço numa parte do menu principal. Mas também pode criar um menu mais pequeno só para crianças. Ou ainda,imprimir o menu em toalhetes de mesa.
A escolha depende de quanto você quer gastar (os toalhetes são um pouco mais caros), e da quantidade de pratos infantis que você tem.
2- Palavras infantis
Utilize palavras ou termos que as crianças, mas também os pais apreciam. As crianças gostam de palavras como: divertido, mini, pirata, diminutivos de palavras, etc.
Para agradar aos pais, coloque a palavra saudável, em alguns pratos (que sejam saudáveis).
3-Utilize cores e imagens.
As crianças são atraídas pelas cores. Cores fortes, com grande contraste, fazem as crianças repararem nos menus. Cores sugeridas: vermelho, amarelo, azul, rosa forte.
E se as crianças forem muito novas, não sabem ler. Daí a importância de ter a fotografia dos pratos.
4- Se utilizar os toalhetes de mesa
No caso de utilizar toalhetes de mesa como menu, você pode ainda criar passatempos infantis para que as crianças estejam entretidas.
Por exemplo: labirintos, palavras cruzadas, sopas de letras, etc.
5- Escolha pratos que deixem as crianças e os pais satisfeitos.
Para alem dos pratos mais habituais para crianças, inclua pratos saudáveis. Cada vez mais os pais têm preocupações com a qualidade da alimentação dos filhos. Sempre que possível, inclua salada ou outros legumes, mas em quantidade pequena.
Se puder, utilize formatos divertidos de comida, e faça desenhos com a comida.
Por exemplo, hambúrgueres em forma de coração ou flor, cenoura cortada em pequenos pedaços a imitar mini cenouras, gelados com smarties de cores, etc.

6- Os preços devem ser mais baixos
Os preços dos pratos infantis devem 30% a 50% mais baratos que os pratos de adulto. E a porção, deve ser cerca da metade de uma porção normal para um adulto.
Mais dicas sobre menus de restaurantes.
Quer aprender mais sobre este tema?
Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.
Gostou deste artigo?
Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.
E ainda recebe um livro grátis.