Venda Otimizada

Ideias, cursos e manuais para ter uma loja de sucesso

Lição 4 – Curso “Como preparar a transformação de um café, padaria, ou confeitaria”

Lição 4 – Materiais gráficos

Hoje vamos falar dos materiais gráficos.

Num mundo onde a imagem é o mais importante, todos os materiais que sejam impressos têm a função de mostrar a imagem da loja.

Talvez não se tenha apercebido, mas você está rodeado de materiais gráficos. O letreiro, as embalagens, os uniformes dos empregados, os menus, os preçários, e muitos mais, fazem parte dos materiais gráficos.

A questão é: Estão os seus materiais gráficos a ajudar a construir uma loja com uma boa imagem? Ou estão a prejudicar a imagem?

Vamos então ver cada um destes materiais gráficos.

Logótipo

Já deve ter reparado que quando uma marca quer mostrar que mudou, uma das coisas que faz é mudar o logótipo.

O logótipo representa a marca, e uma mudança é um sinal muito forte ao cliente de que alguma coisa está a mudar.

E desde que você tenha uma ideia muito concreta das caraterísticas do seu logótipo, fica muito barato e é muito simples mandar fazer um logótipo, sem ter sequer que sair de casa.

O logótipo vai servir para ser utilizado nos letreiros da loja, mas também nas embalagens, nos menus, preçários, nos sites e redes sociais, etc. Faça uma lista dos locais onde vai ser utilizado o logótipo e veja quais as caraterísticas. Por exemplo, um logótipo para um letreiro poderá ser em forma retangular, mas o logótipo para as redes sociais já poderá ter que ser quadrado. Por isso, faça várias variantes do logótipo.

Preçários

Todos nós sabemos que os preçários servem para mostrar os preços dos produtos. Sejam em preçários individuais junto aos produtos, ou preçários coletivos, chamados de tabelas, eles existem em qualquer loja (até porque são obrigatórios por lei).

Mas a questão é saber se os cartazes estão a desempenhar bem o papel.

Caso o seu objetivo seja parecer que os produtos são mais valiosos, e de melhor qualidade, os seus preçários estão a consegui-lo?

Ou caso o seu objetivo seja parecer que os produtos são mais baratos, os seus preçários estão a consegui-lo?

Existem alguns “truques” para conseguir cada um destes objetivos, é por isso que você tem que estudar melhor os seus preçários.

Cartazes

Os cartazes são uma das formas mais eficazes de vendermos os nossos produtos ao cliente.

Eu costumo explicar aos lojistas que os cartazes de uma loja são a melhor forma de aproveitar o interesse das pessoas pela imagem, tal como a internet faz.

Os cartazes podem ter muitas funções. Podem servir para mostrar uma promoção de um produtos, ou de um pack de produtos, mas também pode servir para mostrar um produto.

Se você está a ter dificuldade em fazer com que os clientes experimentem um novo produto, talvez um cartaz com uma foto do produto ajude a vender.

Aliás, esta é uma das caraterísticas que mais diferencia uma cadeia de confeitarias e uma confeitaria individual. As cadeias de confeitarias, ou padarias, utilizam muito os cartazes. E eles são muito eficazes. Ajudam muito a vender.

Os donos de pequenas confeitarias olham para os cartazes como algo que gostariam de ter mas que não podem ter. E se há uns anos atrás isso era verdade, hoje em dia é muito mais simples e barato mandar desenhar bons cartazes e imprimi-los.

A verdade é que você está a perder uma fabulosa oportunidade de convencer os clientes a comprar mais.

Uniformes

A roupa que os seus empregados usam também faz parte da imagem da loja.

O facto dos seus empregados utilizarem uniforme, ou seja, roupa igual entre eles, fornecida pela loja, tem algumas vantagens.

A primeira é que desta forma o cliente fica a saber quem são os vendedores e quem não são.

A segunda vantagem é que os vendedores tornam-se a imagem da loja.

E a terceira, que talvez não pareça tão importante, mas que é, é que os seus empregados ficarão mais respeitadores das regras e normas da loja. E isso traduz-se num melhor ambiente e mais motivação para vender.

Por isso, utilize uniformes. Não deixe que os seus empregados se vistam como querem.

Mas crie um uniforme que seja uma boa imagem da sua loja.

Embalagens

Um das formas de valorizar um produto é colocá-lo numa embalagem bonita. As marcas de perfume fazem-no com sucesso desde há muitos anos. E, nos últimos anos, cada vez mais padarias e confeitarias utilizam a mesma técnica.

A caixa onde os seus clientes levam os bolos para fora é branca, sem nada escrito, ou é uma bela embalagem que enche de orgulho a pessoa que leva a caixa?

Imagine que o cliente chega a casa com uma embalagem personalizada, linda, e toda sofisticada. Não acha que quem for comer os bolos, irá valorizar mais?

E claro, para além das caixas, existem os sacos, os pacotes, e muitas outros tipos de embalagens. Você não precisa de mudar todos, mas se começar a mudar aqueles que mais se utilizam, já estará a fazer bastante.

Menus

Os menus, ementas, ou como se diz no Brasil, cardápios, são preçários, mas com a diferença que são entregues em mão ao cliente. Caso a sua confeitaria / padaria, venda pequenas refeições, tal como sandes, pizas e outros, com atendimento na mesa, você vai precisar de menus.

Crie menus com uma imagem que seja favorável à sua loja.

Viaturas

Por último vamos falar da decoração de viaturas, ou seja colocar publicidade em carros ou furgões.

Esta é uma forma muito eficaz de se fazer publicidade. Um carro com publicidade será visto por milhares de pessoas, e em sítios diferentes, e esta é uma vantagem em relação ao seu letreiro que está sempre no mesmo sempre sítio.

Inclusivamente, existem soluções para colocar publicidade num carro e tirar quando você quiser. Ideal para fazer publicidade no seu próprio carro.

 

Na próxima lição, que será a última, iremos falar da apresentação dos produtos. Apresentação e exposição (que vimos na lição anterior) são duas coisas diferentes, e têm objetivos diferentes. Mas já me estou a adiantar.

 

Até à próxima lição.

Voltar ao topo