Venda Otimizada

Ideias, cursos e manuais para ter uma loja de sucesso

Lição 3 – Curso “Como preparar a transformação de um café, padaria, ou confeitaria”

Lição 3 – A exposição de produtos

Vamos agora ver uma das transformações que você pode fazer na sua confeitaria e que tem poucos ou nenhuns custos, mas que tem impacto imediato nas vendas.

O que é a exposição dos produtos?

A exposição dos produtos é a forma como nós colocamos os produtos que queremos vender.

É por isso que não nos podemos esquecer nunca do essencial – exposição tem como objetivo vender.

Mas por vezes, os lojistas parece que esquecem isto, e em vez de se preocupar em expor os produtos de forma a que o cliente os queira comprar, expõem de forma a que lhes dá mais jeito ou menos trabalho.

Expor produtos não é como arrumar produtos no armazém. Você quando arruma produtos no armazém faz de forma a que ocupem menos espaço, e deem menos trabalho a encontrar e arrumar. Na exposição, nunca.

Você tem que se capaz de se colocar na pele do cliente, e descobrir a forma mais apelativa de colocar os produtos.

Um dos erros que eu vejo com muita frequência é arrumar os bolos todos a um canto, porque assim dá menos trabalho de arrumar no final do dia. Mas isto está completamente errado. Você tem que descobrir maneiras de expor produtos de forma a que pareça que a loja tem sempre bastante escolha e variedade. E é claro que isso significa que a maneira de expor no início do dia, tem que ser diferente do final do dia, quando já há poucos produtos.

Ter armários e expositores que sejam flexíveis ajudam bastante a exposição. Se for fácil retirar ou colocar prateleiras, isso ajuda bastante.

Mas não é só isto que ajuda na exposição.

Onde você coloca os bolos, pães e outros produtos também influencia a atratividade dos produtos. Colocar bolos, diretamente em bandejas de inox, não é nada apelativo. Mas essa é a maneira como a maioria das confeitarias expõe.

E isso são boas notícias para si, que quer ter uma exposição atraente. Se você expuser de maneira diferente, terá uma enorme vantagem sobre a grande maioria das outras confeitarias.

Dê nomes atraentes.

Outra das forma de tornar um produto bastante mais atrativo e valioso é criar nomes mais complexos e descrever o produto de uma forma mais elaborada.

Se você vende produtos para um público com maior poder de compra e os seus preços são mais elevados, você tem que demonstrar que os seus produtos são melhores que os outros.

Mas é difícil de demonstrar que um produto é melhor que outro, principalmente antes das pessoas o provarem.

Felizmente que as pessoas são influenciadas pela ambiente e pela exposição. Isso significa que um produto que esteja numa loja com uma boa decoração parecerá mais valioso. O mesmo para um produto que esteja bem exposto.

Não exponha todos os produtos de forma igual

Para facilitar o seu trabalho, você deverá fazer uma lista com os produtos que você vende, e depois arranjar a melhor forma de expor, para cada um desses produtos. Numa faça ao contrário. Nunca compre expositores sem pensar nos produtos, e depois ponha lá qualquer produto.

Por exemplo, a forma de expor bolos à fatia, pode ser bastante diferente de expor bolos individuais. E a forma de tornar mais atraente bolachas ou biscoitos, é diferente de tornar um bolo de aniversário mais atraente.

Exposição diferente para clientes diferentes

Mas não é só nos produtos que você deve pensar, você também tem que pensar no cliente final.

O que torna mais atrativo para um adulto, não é a mesma coisa que para uma criança. Por isso, guloseimas e bolos que sejam especialmente para crianças, devem ser expostos de forma diferente. De forma a que sejam mais apelativos às crianças. Se você expuser os produtos de forma igual para todos os tipos de cliente, vai perder a oportunidade de fazer muitas mais vendas.

No nosso manual “Kit Transforme o seu café, padaria ou confeitaria – passo a passo”, nós tivemos a preocupação de dar muitas ideias de expor diferentes tipos de produtos, e também para crianças, porque isso é muito importante para aumentar as vendas. Não descuide este aspeto.

A diferença entre um cliente que entra para tomar café e só toma o café, e um cliente que entra para tomar café, mas acaba por comprar um bolo para acompanhar e um chupa-chupa para o filho, é de três ou quatro vezes mais de valor de venda. É por isso que isto é tão importante, e infelizmente tão esquecido.

Na foto acima podemos ver uma exposição que realmente convida à compra. Você tem que ser capaz de “tentar” o cliente.

Utilize mais elementos decorativos para melhorar a exposição

Mas não são só os produtos que fazem uma boa exposição. Existem muitos elementos decorativos que podem ajudar a melhorar o aspeto dos produtos.

Tente criar uma loja acolhedora, e agradável.

A montra

Nem todas as lojas têm a possibilidade de expor produtos na montra, ou vitrine exterior. Mas se a sua loja permitir, esta é uma forma muito eficaz de “chamar” clientes para dentro da loja.

Um cliente que passe, e olhe para os bolos, através do vidro da montra, poderá ser tentado a entrar e comprar. Muitas vezes estamos sem fome, mas quando vemos um produto que parece delicioso, ficamos logo com fome. A fome, ou vontade de comer não é só ditada pelo estômago, o nosso cérebro é que decide quando estamos com fome ou não.

Mas para tudo isto, você tem que ter uma montra apelativa. Se a montra e os produtos expostos não forem apelativos, o efeito será contrário. É preferível não ter montra, do que ter produtos mal expostos.

Você tem que pensar na montra como um pequeno expositor. Os produtos têm que ser tão apelativos como os que estão no interior da loja.

 

Na próxima lição iremos falar de materiais gráficos. Não se preocupe com o termo. Parece um termo complicado mas não é. Vamos falar de coisas que a sua loja já deverá ter, mas que podem ser melhoradas.

 

Até à próxima lição.

 

Voltar ao topo